Ícone do site O SERINGAL

Cientistas registram planeta em formação “esculpindo” poeira pela 1ª vez

cientistas-registram-planeta-em-formacao-“esculpindo”-poeira-pela-1a-vez

Cientistas registram planeta em formação “esculpindo” poeira pela 1ª vez

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram capturar um planeta ainda em formação “moldando” o gás e a poeira ao seu redor no formato de uma espiral.

O estudo com essas imagens, registradas pelo Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), foi publicado nesta segunda-feira (21) na revista “Astronomy & Astrophysics”.

O potencial planeta em formação foi detectado dentro de um disco protoplanetário ao redor da estrela HD 135344B. Os discos protoplanetários são discos de matéria gasosa e poeira que costumam orbitar estrelas recém-formadas e podem dar origem a outros corpos celestes, como planetas, no futuro.

 

“Nunca conseguiremos testemunhar a formação da Terra, mas aqui, em torno de uma estrela jovem a 440 anos-luz de distância, podemos estar observando um planeta surgir em tempo real”, falou Francesco Maio, pesquisador de doutorado na Universidade de Florença, Itália, e principal autor do estudo.

É estimado que esse planeta em formação tenha o dobro do tamanho de Júpiter e esteja tão distante de sua estrela hospedeira quanto Netuno está do Sol.

Os astrônomos já apostavam que essas “esculturas” de poeira, frequentemente observadas no formato de espirais ou anéis, seriam formadas por discos protoplanetários que abrigam planetas bebês, mas esta é a primeira vez que um registro comprova essa teoria.

“O que torna esta detecção potencialmente um ponto de virada é que, ao contrário de muitas observações anteriores, conseguimos detectar diretamente o sinal do protoplaneta, que ainda está fortemente incrustado no disco. Isso nos dá um nível muito maior de confiança na existência do planeta, já que estamos observando a luz do próprio planeta”, acrescentou Maio.

Evidência de vida em outro planeta é detectada; o que isso quer dizer?

Sair da versão mobile