Os pilotos foram às pistas de Silverstone neste sábado (5/7), para definir as posições do GP da Inglaterra da Fórmula 1 que acontece no domingo (6/7). Max Verstappen teve o melhor desempenho e a volta por 1:24:898 o garantiu a pole position. Gabriel Bortoleto saiu na primeira etapa das classificatórias, com a 17ª colocação, mas por conta de uma punição de outro piloto o brasileiro subiu uma posição.
Os pilotos retornam ao autódromo para a disputa amanhã, às 11h (de Brasília)
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Pilotando em casa, Hamilton ficou em quinto
2 de 4
Franco Colapinto sofreu um acidente ainda no Q1
Kym Illman/Getty Images3 de 4
Bortoleto irá largar em 16º
Clive Mason/Getty Images4 de 4
Verstappen fez a volta mais rápida do dia
Mark Thompson/Getty Images
Durante o Q1, começou uma leve chuva, que apesar de não ter se intensificado, atrapalhou a execução de alguns pilotos. Nesta primeira etapa, Max Verstappen já ficou em primeiro com a volta mais rápida, seguido de Piastri e Bearman.
Leia também
-
F1: Hamilton lidera primeiro treino em Silverstone; Bortoleto é último
-
F1: Alonso destaca Bortoleto como melhor piloto da atual geração
-
Grifith e IWC reúnem convidados em exibição exclusiva do filme F1
Perto de se encerrar os 15 minutos, Bortoleto estava na 14ª colocação, mas não conseguiu segurar e caiu para 17º, sendo assim eliminado no Q1. Saíram junto ao brasileiro Liam Lawson (RB), Lance Stroll (Aston Martin), Nico Hulkenberg (Sauber) e Franco Colapinto (Alpine).
Colapinto sofreu uma colisão após o carro deslizar na pista. Apesar da infelicidade para o piloto por ficar em último, ele não se machucou.
Por sorte para o lado de Bortoleto, Bearman, que havia terminado em 8º lugar na classificação, foi punido com a perda de dez posições e vai largar em 18º. Com isso, o brasileiro da Sauber subiu um número e sai em 16º na corrida de amanhã.
No Q2, Lewis Hamilton foi a maior variante. O piloto da Ferrari corria risco de ser eliminado, mas se recuperou e fez a volta mais rápida, para garantir a primeira colocação. Os cinco que deram adeus a chance de largar na frente foram Carlos Sainz (Ferrari), Yuki Tsunoda (RBR), Isack Hadjar (RB), Alexander Albon (Williams) e Esteban Ocon (Haas).
Nos 15 minutos finais, com os 10 pilotos remanecentes, a velocidade aumentava na briga pela pole position e a decisão ficou para a última volta. Sob pressão da liderança de Ocasr Piastri, Verstappen conseguiu bater o tempo do piloto da McLaren por 100 milésimos e garantir a primeira colocação na largada deste domingo (6/7). Esta foi a quarta pole position de Max Verstappen no ano.
Lando Norris ficou em terceiro, seguido de George Russel e do piloto da casa, Lewis Hamilton.
Fonte: Metrópoles