CNU 2: veja passo a passo para se inscrever no “Enem dos Concursos”

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foram abertas nesta quarta-feira (2/7) e poder ser feitas até 20 de julho no site oficial do concurso. A taxa de inscrição única é de R$ 70 (para não isentos).

Serão ofetadas 3.652 vagas, distribuídas em 36 órgãos federais — na edição anterior o número de cargos foi dividido em 21 órgãos da administração pública federal. A banca organizadora é a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Confira o passo a passo de como se inscrever a seguir.

O CNU 2

  • A segunda edição do Concurso Unificado ofertará 3.652 vagas, distribuídas em 36 órgãos federais. Na edição anterior, o número de cargos foi dividido em 21 órgãos da administração pública federal.
  • Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos. O edital será unificado e manterá a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco: com definição de lista de preferência​.
  • Neste ano, as provas (objetiva e discursiva) do CNU serão aplicadas em dois dias, em 5 de outubro e 7 de dezembro.
  • Outra novidade é o fim das “bolinhas” no cartão de respostas. O formato será substituído por um código de barras que identifica o candidato.
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Passo a passo

Para se inscrever na segunda edição do CNU, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site da FGV, por meio do link: https://inscricaocpnu.conhecimento.fgv.br
  2. Preencha o requerimento de inscrição. Nesta etapa é preciso ter conta ativa no Gov.br e informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para, em seguida, enviá-lo conforme as instruções apresentadas no sistema;
  3. Faça login utilizando sua conta Gov.br. Será necessário inserir seu CPF e senha;
  4. Clique em “Inscreva-se”;
  5. Escolha o bloco temático;
  6. Selecione os cargos e especialidades de sua preferência dentro do bloco temático escolhido. É nesta parte que o candidato indica a ordem de preferência de ocupação dos cargos;
  7. Escolha o seu local de prova, selecionando a UF e a cidade de preferência;
  8. Indique se necessita de atendimento especializado para realizar a prova;
  9. Informe se deseja concorrer para as vagas reservadas;
  10. A seguir, diga se deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição;
  11. A próxima fase é responder o questionário socioeconômico;
  12. Depois, clique em “estou ciente” do Termo de Aceite e “salvar”. Aqui será redirecionado para a página de pagamento da inscrição;
  13. Selecione a opção SIM para confirmar a inscrição;
  14. Clique em “OK” para visualizar a opção de pagamento;
  15. Clique em “PAGAMENTO” para escolher a opção de pagamento e concluir; e
  16. A inscrição só será válida após a confirmação do pagamento realizado até 21 de julho.



Fonte: Metrópoles

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