Na primeira semifinal da Copa América Feminina, a Colômbia superou a Argentina nas cobranças de pênalti, nesta segunda-feira (28), e se classificou para a final da competição. Além disso, o país garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
Agora, as colombianas aguardam o seu adversário na decisão, que sairá da partida entre Brasil e Uruguai. O confronto acontecerá nesta terça-feira (29), às 21h (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.
Depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal, Argentina e Colômbia seguiram para a decisão nas penalidades máximas. As jogadoras de ambos os países converteram as duas primeiras cobranças de casa lado.
Na terceira batida, a argentina Paulina Gramaglia finalizou no canto e a goleira Katherine Tapia fez uma bela defesa. No entanto, na quarta cobrança, a colombiana Mayra Ramírez acertou o travessão. As penalidades seguiram para as alternadas, onde Eliana Stabile acertou a trave, erro que eliminou a Argentina
Na outra partida do dia, o Paraguai derrotou o Chile por 1 a 0, com gol marcado pela ala Camila Arrieta. O confronto valia a quinta colocação geral da Copa América, posição que garantiu as paraguaias nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2027.