Com aval de Gladson, progressistas respaldam pré candidatura de Mailza Assis ao Governo do Acre

A executiva estadual do Progressistas declarou apoio à pré-candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), ao governo do Acre em 2026, durante encontro realizado nesta terça-feira, 22, na sede do partido, em Rio Branco.

Com respaldo da base, da militância e de lideranças históricas, Mailza se consolida como o nome da sigla e fortalece o projeto da base do governador Gladson Camelí, que tem garantido apoio público à Mailza como o único nome de continuidade ao governo.

Líderes partidários da executiva estadual manifestaram apoio a pré-candidatura durante reunião na sede do partido, em Rio Branco. Mailza carrega histórico de unidade, fortalecimento e lealdade à sigla desde que foi presidente do PP, quando exercia o mandato de senadora da República.

Durante o encontro, presidentes dos Movimentos Mulher, Juventude e Afro do Progressistas reforçaram a união em torno da vice-governadora, que tem histórico de lealdade e fortalecimento da sigla desde que assumiu a presidência estadual do partido quando era senadora. O grupo rejeitou qualquer composição que não tenha Mailza como candidata ao Governo.

José Bestene resumiu o clima do encontro: “A Mailza é um nome forte, firme ao mesmo tempo, tem se destacado liderando as mulheres e o grupo partidário. É um nome que nós estamos aqui hoje para sacramentar e dizer que tem nosso apoio e de todo o grupo em todo o estado.”

Lívio Veras, vice-presidente estadual da legenda, destacou a trajetória de Mailza. “Essa casa partidária é sua. Esteve com a gente enquanto senadora. Aqui tem um time que, onde andamos, falamos da sua candidatura e apoio à futura empreitada que vamos enfrentar no Acre, que é sua reeleição.”

O presidente do PP Afro, Éden Araújo, foi direto: “Onde eu entrar, vou levar o nome Mailza para 2026. O projeto é Gladson e Mailza”, garantiu.

O vereador Samir Bestene e a presidente do PP Mulher, Nazaré Araújo, também reforçaram o apoio. “Hoje, nosso partido não é qualquer um. Nossa candidata é a Mailza”, disse Nazaré, condenando “misoginia, falta de lealdade e violência política e de gênero” contra mulheres na política.

Mailza reafirmou seu compromisso com a unidade e disse que deseja o MDB como aliado na chapa majoritária. “Não nos negaremos a conversar com nenhum partido político. Estamos para agregar. Me encontrei com muita gente que era da oposição. E vamos continuar conversando”, afirmou.

O Progressistas integra uma federação com o União Brasil e segue diretriz nacional que garante à legenda a cabeça de chapa onde houver candidatura majoritária.

Terremoto de magnitude 5,8 atinge a costa norte do Peru

Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a região próxima à costa norte do Peru neste sábado (27), informou o Centro Alemão de Pesquisa em...

Cientista cria cerveja que funciona como vacina e gera debate ético

O cientista e virologista Chris Buck, dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, está causando controvérsia na área da ciência ao criar...

Temporal deixa ao menos 60 casas destelhadas em Encruzilhada do Sul (RS)

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, neste sábado (27), causou estragos no município de Encruzilhada do Sul, na região do Vale...