Ícone do site O SERINGAL

Corinthians adota biometria facial: veja o que muda para o torcedor

corinthians-adota-biometria-facial:-veja-o-que-muda-para-o-torcedor

Corinthians adota biometria facial: veja o que muda para o torcedor

O jogo entre Corinthians e Red Bull Bragantino, neste domingo (13), marcará o primeiro evento na Neo Química Arena, em São Paulo, com biometria facial. O novo procedimento de acesso a estádios com mais de 20 mil lugares foi determinado pela Lei Geral do Esporte em junho de 2023 e implementado pela diretoria do Timão nas últimas semanas.

O sistema de reconhecimento facial deve gerar mudanças significativas, especialmente nas primeiras semanas de implementação.

Repasse de ingressos

Uma novidade sensível com a adoção da biometria facial é que o torcedor assinante do Fiel Torcedor, que tem direito a descontos nos ingressos, não poderá mais repassar suas entradas.

Essa era uma prática comum: o torcedor comprava a entrada para aumentar sua pontuação na plataforma do Fiel Torcedor, mas a vendia ou repassava para algum conhecido caso não pudesse ir ao jogo.

Com a biometria, isso muda, já que o ingresso só terá validade se o portador tiver o cadastro facial registrado. Esse novo procedimento também limita consideravelmente a ação de cambistas, o que é comemorado internamente no clube, já que era um problema recorrente em partidas em Itaquera.

Queda de público?

Em um primeiro momento, é esperado que a média de público do Corinthians, a segunda maior do Brasileirão, caia. Muitos torcedores, sejam sócios do FT ou avulsos, ainda estão cadastrando sua biometria. O clube calcula que mais de 110 mil biometrias foram registradas até a última sexta-feira (11).

Somada à impossibilidade de repasse de ingressos, a expectativa é de queda. A boa notícia para os torcedores não sócios é que mais entradas devem ficar disponíveis no sistema de vendas do Corinthians, algo que já pôde ser observado para a partida contra o Red Bull Bragantino.

Isso não ocorria antes, já que os ingressos eram esgotados pelos sócios do Fiel Torcedor.

“É previsto, inicialmente, uma queda. Mas a gente está enxergando pelo lado positivo. Está acontecendo, neste momento, uma completa oxigenação do nosso programa Fiel Torcedor, onde, como todos sabemos, existem pessoas com pontuação muito alta que, de fato, compravam ingressos para manter essa pontuação”, disse Marcelo Munhoz, diretor de tecnologia do Corinthians, ao Meu Timão.

“Muitas vezes, não podiam comparecer e cediam seus ingressos a terceiros. As pessoas com menor pontuação não tinham acesso e não conseguíamos quebrar essa barreira, impedindo novos torcedores de ter a oportunidade de ir ao estádio”, completou.

“Hoje ocorre uma renovação do nosso programa. Pessoas que estão sem pontuação vão conseguir comprar ingressos para quase todos os setores. Precisamos pegar as informações dessa partida (contra o RB Bragantino) para fazer um estudo mais elaborado e entender o que aconteceu”, complementou.

Alerta de possíveis problemas

Para o jogo deste domingo (13), o Corinthians pede que os torcedores cheguem pelo menos duas horas antes da partida, para minimizar possíveis problemas técnicos nas máquinas de reconhecimento facial e aglomerações.

Os aparelhos foram testados, mas, no entendimento do clube, o ideal teria sido a realização de amistosos na Arena durante a pausa para o Mundial de Clubes, para chegar a este momento com maior segurança. Isso não foi possível, já que o gramado do estádio passou por reforma.

Augusto Melo compara receitas e vê Corinthians em nível do Flamengo

Sair da versão mobile