De Biden a Trump, EUA mantêm foco nos minerais críticos do Brasil

O interesse nos minerais críticos e estratégicos do Brasil não é uma exclusividade da gestão de Donald Trump. Com argumentos diferentes, os Estados Unidos também procuravam o Brasil em busca dos mesmos recursos durante o governo de Joe Biden.

Os insumos são essenciais para a produção de baterias, semicondutores e tecnologias de ponta.

Mineradoras brasileiras que negociam diretamente com os americanos afirmaram à CNN que, durante a gestão de Biden, o argumento era de que esses recursos seriam utilizados para produção de tecnologias verdes, ligadas à transição energética.

O objetivo era ampliar a produção norte-americana de carros elétricos e tecnologias como painéis solares e baterias.

Já a gestão Trump argumenta que os minerais serão utilizados em maior escala na indústria de defesa. Os recursos são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias militares de ponta como radares e mísseis.

Apesar da postura contrária de Donald Trump à transição energética em declarações públicas, representantes norte-americanos não descartaram, em nenhuma das negociações, que os minerais críticos também serão utilizados nesse setor.

A sinalização é de que, embora Trump deva priorizar o uso desses recursos na indústria de defesa, os Estados Unidos não podem continuar tão atrás da China na produção de tecnologias verdes – o que “obrigaria” o envio de ao menos parte desses insumos para a fabricação de equipamentos voltados à transição energética.

Durante os sete meses da gestão Trump, representantes comerciais do governo dos EUA já se reuniram ao menos três vezes com o setor mineral brasileiro.

Como a economia brasileira deve ser afetada com o tarifaço de Trump?

Deputado Afonso Fernandes articula parceria entre Estado e Prefeitura para recuperação da estrada do Quixadá

Com o compromisso de encontrar soluções efetivas para os desafios da zona rural de Rio Branco, o deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade) intensificou nas...

Marcus Alexandre diz que Lula liberou R$ 140 milhões para o Bocalom, que usou nas eleições e depois as máquinas sumiram dos bairros

O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, MDB, mesmo fora de mandatos e sem funções de gestão na administração pública, continua sendo um dos...

Grupo denuncia calote após se apresentar em bar de Mumuzinho

O Bar do Mumuzinho foi acusado de calote pelo grupo musical Meu Samba é Assim. Em nota divulgada nesta quarta-feira (30/7), os músicos afirmaram...