Defesa de Bolsonaro sobre “pintou um clima”: Provas inexistentes nos autos

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quinta-feira (24), que recebeu com surpresa a condenação do ex-presidente pelo TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) pela expressão “pintou um clima”, proferida durante a eleição de 2022.

“Os fundamentos adotados pela Corte desconsideram integralmente decisões definitivas proferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, citam provas inexistentes nos autos e, por tais razões, a referida decisão certamente não irá prevalecer no Superior Tribunal de Justiça”, alegam os advogados.

Bolsonaro foi condenado por violação de direitos infantis e danos morais coletivos. A decisão, da 5ª Turma Cível, foi tomada por três votos a dois em plenário virtual, e ainda cabe recurso.

A condenação se baseia no uso de imagens de crianças fazendo gestos de arma com as mãos durante a campanha de 2022 e, principalmente, em declarações de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas.

O ex-presidente afirmou, durante um podcast, que adolescentes migrantes “se arrumavam para fazer programa” em São Sebastião, no Distrito Federal. A frase “pintou um clima”, usada por ele na ocasião, também foi citada na decisão.

Segundo o tribunal, a fala objetifica as jovens, insinua exploração sexual e reforça estigmas sociais. “Tal abordagem é, de modo flagrante, misógina, por vincular a aparência física feminina a uma conotação sexual pejorativa, e aporofóbica, ao associar a condição social de migrantes e a penúria econômica à suposta necessidade de prostituição”, diz um trecho da decisão.

Bolsonaro deverá pagar uma indenização de R$ 150 mil, que será revertida ao Fundo da Infância e da Adolescência do DF. Ele também está proibido de:

  • Usar imagens de crianças e adolescentes sem autorização legal;
  • Estimular gestos violentos, como o gesto de “arma” com as mãos;
  • Fazer insinuações de cunho sexual envolvendo menores de idade.

*Publicado por Douglas Porto

Vôlei: Brasil vence Japão no tie-break e vai à final contra a Itália

O Brasil está na final da Liga das Nações de Vôlei. Neste sábado (26/7), a Seleção Brasileira venceu o Japão por 3 x 2...

Arsenal anuncia a contratação de Viktor Gyökeres com número histórico

O Arsenal anunciou neste sábado (26/7) a contratação do atacante sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, de Portugal. Após meses de negociação, o time inglês...

Série D: assista ao vivo e com imagens Nova Iguaçu-RJ e Porto Vitória-ES

O Metrópoles transmite, ao vivo e com imagens, a partida entre Nova Iguaçu-RJ x Porto Vitória-ES, pelo Brasileirão Série D Will Bank. As equipes...