Quem ousar em disputar uma das 8 cadeiras de deputado (a) federal pelo Acre em 2026, irá precisar se virar nos trinta, ter uma boa estrutura financeira e apoios de grandes lideranças ao seu lado.
Em Cruzeiro do Sul o ambiente já é quase de pré campanha em meio a uma guerra por lideranças populares e políticas. O prefeito Zequinha Lima não será candidato nas eleições de 2026, mas é pivô de uma batalha entre os possíveis candidatos Delcimar Leite (vice-prefeita), o deputado federal Zezinho Barbary (PP) e do Secretário de assuntos federativos Fábio Rueda (UB). Na última eleição Zequinha jogou toda a máquina pública na campanha de Barbary, que venceu para a Câmara Federal. Mas ele tem mandato discreto e pouca satisfação de quem ajudou, perdeu espaço e parece ter perdido a simpatia do prefeito. Delcimar Leite é a atual vice-prefeita, esposa do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, o mais votado em Cruzeiro do Sul na última eleição. Tem muita influência na região e entre servidores públicos, mas se Zequinha Lima vai abrir a máquina para sua campanha isso é uma incógnita.
Fábio Rueda era um quase desconhecido em 2022 mas mesmo assim teve expressiva votação em Cruzeiro do Sul e região. Aliás, ficou como primeiro suplente na chapa do UB e agora está vindo tratorando que estiver pela frente.
Fontes dão conta de uma conversa demorada de Rueda e o prefeito Zequinha Lima, em que ambos pactuaram apoio do prefeito e seu grupo para campanha de Rueda em 2026. Como no Acre as eleições começam quando uma termina, já tem muita gente se articulando com grana e com promessas – e outros comendo poeira.