Departamento dos EUA demite funcionários que investigaram Trump

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, demitiu na sexta-feira (11) vários funcionários do Departamento de Justiça que investigavam o presidente Donald Trump e seu envolvimento em uma suposta tentativa de anular a eleição de 2020, na qual o republicano perdeu para o democrata Joe Biden.

Cerca de 20 advogados e equipe de apoio que trabalharam na investigação com o conselheiro de Justiça, Jack Smith, foram demitidos, de acordo com uma das fontes.

Desde janeiro, o Departamento de Justiça vem demitindo funcionários que trabalharam em assuntos que envolvem Trump ou seus apoiadores, citando os poderes executivos do presidente de acordo com a Constituição dos EUA.

 

Anteriormente, 14 procuradores que trabalhavam na equipe de Smith foram demitidos em 27 de janeiro devido ao trabalho em casos contra Trump.

A liderança do departamento disse a esses procuradores, em cartas de demissão, que não se podia confiar neles para levar adiante a agenda do presidente republicano, devido ao seu trabalho na investigação.

Incluindo as pessoas demitidas na sexta-feira, ao todo, pelo menos 37 pessoas que trabalhavam na equipe de Smith foram demitidas desde que Trump assumiu o cargo em 20 de janeiro.

Nos últimos meses, o Departamento de Justiça também demitiu pessoas que lidaram com casos envolvendo réus que invadiram o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, em uma tentativa de impedir que o Congresso certificasse a vitória do então presidente Joe Biden nas eleições de 2020.

Smith abriu dois processos criminais contra Trump em 2023, acusando-o de reter ilegalmente documentos de segurança nacional e de conspirar para anular sua derrota nas eleições de 2020. Ambos foram arquivados antes de Trump retornar ao cargo.

Vídeo: PM é baleado durante abordagem em Presidente Prudente (SP)

Um policial militar foi atingido durante uma abordagem na manhã deste sábado (12), na cidade de Presidente Pudente, no interior de São Paulo. A...

Alckmin é a pessoa ideal para negociar tarifaço, diz presidente da Fiemg

Em entrevista à CNN, o presidente da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), Flávio Roscoe, defendeu, neste sábado (12), que o vice-presidente, Geraldo...

Grok, IA de Musk, pede desculpas por postagens violentas e antissemitas

A empresa de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, emitiu um longo pedido de desculpas neste sábado (12) por uma série de postagens violentas e...