Desrespeito: audiência fracassa e Aleac deixa dezenas de trabalhadores no Vácuo

 

Dezenas de posseiros da Reserva Chico Mendes que tiveram bois e porcos apreendidos e maquinários e terras embargadas pelos órgãos ambientais se revoltaram com uma falha grave da mesa-diretora da Aleac, nesta terça-feira. Era o dia da audiência pública para ouvir os órgãos de fiscalização que, inclusive, atearam fogo em casas e derrubaram currais e destruíram cercas das propriedades.

O parlamento não soube se comunicar com os trabalhadores, que vieram em peso, em longa viagem até a capital. Eles acusam o presidente Nicolau Junior de não dar importância ao problema.

Na última semana ficou acertado que estariam presentes deputados federais, senadores, representantes do IBAMA, do ICMBIO, MPF e PF para um esclarecimento definitivo sobre o que, de fato, ocorreu na reserva. Ninguém compareceu e até os deputados com base no Vale do Juruá sumiram.

Mesmo sabendo que nesta data estaria acontecendo a Expojuruá e que quase todos os deputados estariam em Cruzeiro do Sul, a mesa diretora manteve a agenda e não comunicou ninguém sobre possíveis entraves.

Muitos posseiros saíram no dia anterior de suas propriedades.

Após um protesto e muita insatisfação, nas galerias da Aleac,  a audiência acabou sendo  remarcada para o dia 11 de julho, mas sem que a Aleac desse explicação alguma sobre a falha que foi somente sua.

O clima era de muita revolta e indignação entre os presentes, que cobravam presença e apoio da bancada federal acreana no caso. Alguns defenderam acampamento no Hall da Alec até dia 11, mas foram voto vencido.

 

Governistas veem pontapé em projeto para avançar na revisão de isenções

Aliados do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcaram na urgência de um projeto que exige a revisão periódica de benefícios...

Governo quer virar o jogo dizendo que quer justiça social, diz Eurasia

O governo federal está adotando uma nova estratégia para lidar com a crise política e melhorar sua imagem perante a opinião pública, segundo análise...

Análise: Visita de Lula a Cristina Kirchner é justificável

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner tem gerado discussões sobre as implicações diplomáticas e...