Um homem escapou de uma prisão na França se escondendo em uma bolsa do companheiro de cela, que estava sendo liberado após cumprir pena, informou uma autoridade à mídia local.
Sébastien Cauwel, diretor da administração prisional francesa, disse à BFMTV, afiliada da CNN, neste domingo (13), que o homem “aproveitou” a libertação de seu companheiro de cela para escapar da prisão de Corbas, perto de Lyon, uma cidade no sudeste do país.
Cauwel informou à emissora que as autoridades penitenciárias notaram na manhã de sábado (12) que o homem havia escapado. Ele reconheceu um “acúmulo de erros” e observou que uma investigação sobre o incidente havia sido aberta.
“Este é um evento extremamente raro, que nunca vimos nesta administração, e que demonstra claramente uma série de falhas graves”, disse o diretor, observando que a prisão de Corbas está superlotada.
A prisão tem uma taxa de ocupação de cerca de 170%, relatou ele à emissora. “Isso torna as condições de trabalho dos nossos agentes mais complicadas.”
O detento que escapou estava cumprindo várias penas, informou o serviço penitenciário francês em um comunicado citado pela agência de notícias europeia AFP.
Ele também estava sob investigação em um caso ligado ao crime organizado, informou a AFP, citando uma fonte não identificada próxima ao assunto.
No ano passado, outro prisioneiro na França escapou após homens armados emboscarem um comboio prisional que o transportava para uma prisão na região norte da Normandia.
O fugitivo, Mohamed Amra — também conhecido como “A Mosca” — foi preso novamente na Romênia em fevereiro deste ano, segundo a agência de notícias Reuters.