“Amigo, sou o pastor Arnaldo Barros”. O líder da acreana Igreja Geração Eleita se apresenta antes de anunciar uma missão para a câmera do celular. “Vamos desligar um jovem de uma certa facção, que ele tá baleado.” Barros está no carro com dois homens que dizem ser ex-membros do PCC e outro do CV. Ambos contam ter deixado essa vida bandida após aceitar Jesus Cristo no coração.
A reportagem publicada na manhã desta quarta-feira é da Folha de S. Paulo, que dá destaque ao assunto. Internautas reagem:
“Narconeopentencostalismo”, diz um.
“Igreja fazendo acordo com facção criminosa”, diz outro.
Outros apóiam o pastor, como se vê nos prints acima.
Chegam a uma casa. “Agora é a vez de resgatar um homem que (tá na pulseira), diz Barros”, em referência á tornozeleira eletrônica que gana destaca na gravação. Ele participava do B13, uma facção local. Mostra cicatrizes de múltiplos tiros que levou na coxa, no peito e no braço. O jovem ficou deficiente da perna”, diz.
O convertido diz que vai cuidar da saúde e do filho, e endereça um recado aos antigos companheiros do crime: “agradeço a compreensão de todos vocês, e que entendam o meu lado”. Agora ele vai estar congregando na igreja”, emenda Barros, que calcula ter contribuído para mais de 5 mil desligamentos, que, como ele define, “são homens e mulheres que sob a sua batuta abandonaram as facções pela via da conversão evangélica.
O B13, por exemplo, prevê que a saída é a igreja ou o caixão”, diz o pastor. “Ou seja, ou você morre ou se converte”, afirma. Ele conversa com a Folha por telefone enquanto faz musculação na academia. “1, 2 3”, conta o número da série dos exercício para em seguida discorrer sobre os milhares de desligamentos que diz ter promovido em seu estado.
O Acre tem intensa atividade criminal por conta de sua extensa fronteira com países vizinhos, pontos de escoamento para a droga. Alguns dos vídeos capturados por Barros vão para as redes sociais. Ex-vereador em Rio branco pelo Podemos, com mandato de 2021 a 2024 e sem conseguir se reeleger, Barros tem cerca de 4.400 seguidores no Instagram, seu principal perfil digital.