Dia Mundial do Rock: Relembre os shows de rock que marcaram o Brasil

Comemorado no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock é celebrado pelos fãs do gênero musical que costumam relembrar canções, apresentações e até mesmo figuras que foram marcantes para o rock em geral.

No Brasil, após a primeira edição do Rock in Rio em 1985, diversas bandas colocaram o país na rota de suas turnês, o que fez com que o público brasileiro fosse notado por inúmeros grupos que nunca haviam se apresentado em solo nacional.

Ao longo dos anos, várias bandas e cantores se destacaram pelo país, mas algumas delas acabaram se tornando especiais, não somente pelo impacto que tiveram no local como também para o universo musical em si.

Relembre algumas apresentações que fizeram história no Brasil:

Rod Stewart (1994)

Com um público estimado de 3,5 milhões de pessoas, Rod Stewart se apresentou na Praia de Copacabana durante o Réveillon de 1994. Até hoje, a apresentação conta nos livros dos recordes como um dos maiores shows gratuitos do mundo e um dos mais memoráveis no local. Stewart cantou sucessos como “Maggie May”, “I Don’t Want to Talk About It” e “Da Ya Think I’m Sexy?”.

 

Queen (1985)

A performance memorável da banda Queen no Rock in Rio é, até hoje, uma das apresentações mais emblemáticas no país. Para o público da primeira edição do festival, Freddie Mercury fez questão de entregar um de seus melhores shows, e ainda foi protagonista de um dos momentos mais bonitos do evento: a versão acapela da canção “Love of My Life”, que foi ecoada por milhares de fãs na antiga Cidade do Rock.

Guns N’ Roses (1991)

Em 1991, a segunda edição do Rock in Rio desembarcava no Rio de Janeiro, e a banda americana Guns N’ Roses tinha a missão de embalar o público assim como Queen havia feito seis anos antes. Apesar de estilos diferentes, o grupo liderado por Axl Rose não decepcionou e trouxe sua melhor faceta para animar o público no início dos anos 1990.

Alice Cooper (1974)

Um dos primeiros shows internacionais do país, Alice Cooper trouxe os acordes pesados de suas canções para o atual Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, onde cantou para mais de 150 mil pessoas. De acordo com o público presente, o músico trouxe até mesmo sua cobra de estimação para o palco e foi um dos primeiros a receber o carinho dos espectadores brasileiros.


Alice Cooper durante seu primeiro show no Brasil, em meados de 1974 • Reprodução

Paul McCartney (2010)

Após quase 17 anos sem se apresentar no país, o retorno de Paul McCartney ao Brasil foi comemorado pelos antigos fãs do cantor, e também por toda a nova geração que se apaixonou por suas músicas e também pelas canções dos Beatles. O cantor trouxe a turnê “Up and Coming Tour” para São Paulo e fez uma multidão cantar os maiores hits de sua carreira. Desde então, o astro da música retornou ao país em 2014, 2017, 2019, 2023 e 2024.

Miley Cyrus será homenageada com estrela na Calçada da Fama

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...