Comemorado no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock é celebrado pelos fãs do gênero musical que costumam relembrar canções, apresentações e até mesmo figuras que foram marcantes para o rock em geral.
No Brasil, após a primeira edição do Rock in Rio em 1985, diversas bandas colocaram o país na rota de suas turnês, o que fez com que o público brasileiro fosse notado por inúmeros grupos que nunca haviam se apresentado em solo nacional.
Ao longo dos anos, várias bandas e cantores se destacaram pelo país, mas algumas delas acabaram se tornando especiais, não somente pelo impacto que tiveram no local como também para o universo musical em si.
Relembre algumas apresentações que fizeram história no Brasil:
Rod Stewart (1994)
Com um público estimado de 3,5 milhões de pessoas, Rod Stewart se apresentou na Praia de Copacabana durante o Réveillon de 1994. Até hoje, a apresentação conta nos livros dos recordes como um dos maiores shows gratuitos do mundo e um dos mais memoráveis no local. Stewart cantou sucessos como “Maggie May”, “I Don’t Want to Talk About It” e “Da Ya Think I’m Sexy?”.
Queen (1985)
A performance memorável da banda Queen no Rock in Rio é, até hoje, uma das apresentações mais emblemáticas no país. Para o público da primeira edição do festival, Freddie Mercury fez questão de entregar um de seus melhores shows, e ainda foi protagonista de um dos momentos mais bonitos do evento: a versão acapela da canção “Love of My Life”, que foi ecoada por milhares de fãs na antiga Cidade do Rock.
Guns N’ Roses (1991)
Em 1991, a segunda edição do Rock in Rio desembarcava no Rio de Janeiro, e a banda americana Guns N’ Roses tinha a missão de embalar o público assim como Queen havia feito seis anos antes. Apesar de estilos diferentes, o grupo liderado por Axl Rose não decepcionou e trouxe sua melhor faceta para animar o público no início dos anos 1990.
Alice Cooper (1974)
Um dos primeiros shows internacionais do país, Alice Cooper trouxe os acordes pesados de suas canções para o atual Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, onde cantou para mais de 150 mil pessoas. De acordo com o público presente, o músico trouxe até mesmo sua cobra de estimação para o palco e foi um dos primeiros a receber o carinho dos espectadores brasileiros.
Paul McCartney (2010)
Após quase 17 anos sem se apresentar no país, o retorno de Paul McCartney ao Brasil foi comemorado pelos antigos fãs do cantor, e também por toda a nova geração que se apaixonou por suas músicas e também pelas canções dos Beatles. O cantor trouxe a turnê “Up and Coming Tour” para São Paulo e fez uma multidão cantar os maiores hits de sua carreira. Desde então, o astro da música retornou ao país em 2014, 2017, 2019, 2023 e 2024.