Dino questiona Congresso sobre emendas usadas para gastos pessoais

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu nesta quinta-feira (17) esclarecimentos ao Congresso no prazo de dez dias sobre uma alteração normativa que autoriza o pagamento de despesas pessoais por meio de emendas parlamentares.

A medida atende um pedido da Associação Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional Brasil, colaboradoras na ação que tramita no Supremo, que constaram a alteração de uma resolução normativa do Congresso.

Entre as alterações, os congressistas podem pagar com emendas de comissão “despesas com pessoal ativo, desde que sejam referentes aos profissionais da área da saúde que atuem diretamente na prestação de serviços dessa natureza”.

As organizações do terceiro setor argumentaram uma possível inconstitucionalidade na alteração mencionada, com base em dois dispositivos da Constituição Federal.

No mesmo despacho, o ministro ainda pediu esclarecimento, também com prazo de dez dias, sobre uma reportagem do portal “Metrópoles” que diz que parlamentares do Distrito Federal destinaram R$ 53 milhões para a associação Moriá, chefiada por ex-cabo, motorista e esteticista.

A CNN procurou o Congresso e aguarda posicionamento.

Em outro despacho, nessa quarta-feira (16), Dino reforçou a proibição de que os recursos provenientes de emendas de transferência especial devem ser movimentados exclusivamente por meio de contas específicas abertas para essa finalidade, sendo vedada a utilização de “contas de passagem”.

Corinthians x Bahia: Ceni critica mudança na estreia do Brasileirão

O técnico Rogério Ceni não escondeu a insatisfação com a mudança promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na estreia do Bahia no Campeonato...

BBB 26: Maxiane recebe informação privilegiada e ganha R$10 mil em dinâmica

Em uma dinâmica inédita do BBB 26, o Ganha-Ganha estreou na noite desta terça-feira (20). Durante o programa ao vivo, Tadeu Schmidt anunciou o...

Sabalenka leva susto no 1º set, mas avança no Australian Open

Aryna Sabalenka avançou para a terceira rodada do Australian Open após vencer a tenista chinesa Bai Zhuoxuan por dois sets a zero, com parciais...