Dr. Kalil: Drogas na adolescência é fator de risco para esquizofrenia

Segundo explicam os psiquiatras Rodrigo Bressan e José Gallucci Neto durante o CNN Sinais Vitais, o uso de maconha antes dos 15 anos pode aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de esquizofrenia. Os dados indicam que o consumo precoce da substância pode elevar em até cinco vezes as chances de manifestação da doença.

A correlação entre o uso de drogas e o desenvolvimento da esquizofrenia está diretamente ligada à quantidade e frequência do consumo. O risco persiste mesmo após os 15 anos, porém com menor intensidade quando comparado ao uso em idade precoce.

Fatores de risco e manifestação da doença

Além do uso de drogas, eventos traumáticos e casos de abuso sexual também são considerados fatores de risco importantes para o desenvolvimento da esquizofrenia. A doença apresenta uma combinação de elementos genéticos e ambientais que podem influenciar seu surgimento.

A esquizofrenia geralmente se manifesta durante a adolescência ou no início da idade adulta, com aproximadamente 70% dos casos de doenças mentais tendo origem na primeira infância e adolescência. Estudos mostram que a incidência é 1,4 vez maior em homens do que em mulheres, com manifestação mais precoce no sexo masculino.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Paolla Oliveira fala de rejeição do público a Heleninha: ‘Se afastam’

Na nova fase do remake de Vale Tudo, Heleninha, vivida por Paolla Oliveira, enfrenta o agravamento da dependência alcoólica e as consequências emocionais do...

Caio Castro e Vitória Bohn: Registros de viagem romântica em Portugal

O casal de atores publicou fotos e vídeos de passeios e jantares no sul do país europeu, movimentando as redes sociais. O ator Caio Castro...

Influenciadora termina com Cristian Cravinhos meses após tatuar nome dele no pescoço

A tatuagem no pescoço virou lembrança do passado. Amanda Barbieri, influenciadora digital e especialista em marketing, que eternizou o nome de Cristian Cravinhos na...