A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano começa oficialmente nesta quarta-feira (30), às 19h, com uma mesa com o músico e poeta Arnaldo Antunes.
O evento literário, que chega à 23ª edição em 2025, reúne escritores, poetas, intelectuais e artistas de diferentes partes do mundo para discutir literatura e questões contemporâneas, como identidade, memória, justiça social e meio ambiente.
O poeta Paulo Leminski (1944-1989) é o autor homenageado neste ano — a mesa de abertura, com Arnaldo Antunes, vai tratar do poeta curitibano.
Além da poeta curitiba, também são destaques da programação oficial deste ano nomes como o escritor português Valter Hugo Mãe; o artista Arnaldo Antunes; o ator e humorista Gregorio Duvivier; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; a escritora espanhola Rosa Montero; e o cantor e compositor Nei Lopes.
São 21 mesas da programação oficial, espalhadas pelos cinco dias de evento. Veja a programação completa.
Veja abaixo a programação oficial de eventos artísticos da Flip nesta quarta-feira, 30/07:
19h: Mesa 1 – essa noite vai ter sol
O músico e poeta Arnaldo Antunes fala sobre Paulo Leminski entre a prosa, a poesia e a música, atualizando seu legado para compreendermos a importância de um autor que pensou a língua e suas possibilidades com tanto engenho e alegria.
Local: Auditório da Matriz
Arnaldo Antunes, além de músico, é escritor e autor de livros como “Psia“ (1986) e “As Coisas“ (1991), vencedor do Prêmio Jabuti.
A curadora da 23ª Flip é Ana Lima Cecilio, que também foi responsável pela programação do evento no ano passado. Em 2025, a Festa volta a seu período tradicional, entre os meses de julho e
agosto, após sofrer alterações no calendário por conta da pandemia.
Serviço
Sobre a Flip
Onde: Paraty (303 km de São Paulo e 258 km do Rio de Janeiro)
Quando: 30 de julho a 03 de agosto
Ingressos: A partir de R$ 19,50 (meia)
Como assistir: a programação é transmitida ao vivo pelo site da Flip, pelo YouTube https://www.youtube.com/@flipfestaliteraria e pelo canal de TV Arte1
Veja quais foram os livros de ficção mais vendidos no Brasil em 2024