Edital do CNU 2 é corrigido pelo governo. Veja o que muda

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta quinta-feira (3/7), que o edital referente a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) precisou ser retificado.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao MGI, publicou as retificações. Foram atualizados as opções de pagamento da taxa de inscrição, a solicitação de isenção da taxa de inscrição e indica novas cidades de aplicação de provas.

2ª edição do Concurso Unificado

  • A segunda edição do Concurso Unificado ofertará 3.652 vagas, distribuídas em 32 órgãos federais. Na edição anterior, o número de cargos foi dividido em 21 órgãos da administração pública federal.
  • Inscrições estarão abertas entre 2 e 20 de julho, com taxa de inscrição única de R$ 70 (exceto para os candidatos isentos).
  • Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos. O edital será unificado e manterá a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco: com definição de lista de preferência​.
  • As provas (objetiva e discursiva) serão aplicadas em dois dias, em 5 de outubro e 7 de dezembro.
  • Outra novidade é o fim das “bolinhas” no cartão de respostas. O formato será substituído por um código de barras que identifica o candidato.

O que mudou no edital

— Forma de pagamento:

Como previsto no edital, os candidatos poderão quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) até as 23h59 de 21 de julho. Agora, o pagamento pode ser feito por meio de uma das opções presentes na plataforma PagTesouro: Pix (via QR Code ou código copiado), cartão de crédito (sujeito a tarifas da operadora) e boleto GRU, com pagamento exclusivo pelo Banco do Brasil.

O MGI reforça que o “cumprimento do prazo limite é indispensável para homologação da inscrição”.

— Solicitação da isenção da taxa:

Outra mudança é a simplificação do processo para solicitação de isenção com base em inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). A partir da retificação, não será mais exigido o preenchimento do Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição.

A verificação do direito à isenção será realizada por meio do cruzamento automático de dados, o edital.

— Cidades de aplicação das provas:

A retificação também completa a lista de cidades onde serão aplicadas as provas em Goiás. Isso porque no edital publicado em 30 de junho faltou informar o nome de oito municípios goianos.

Leia também

O “Enem dos concursos”

As provas do Concurso Unificado serão aplicadas em 228 cidades, em todo o Brasil. O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos os candidatos e candidatas inscritos.

Enquanto no segundo dia de provas, previsto para 7 de dezembro, serão realizadas as provas discursivas. Nessa etapa, realizarão as provas: apenas os candidatos habilitados na primeira fase e convocados para a segunda fase do concurso.

A segunda edição do Concurso Unificado ofertará 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para  nível intermediário. Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados​.

Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos — um bloco a mais da primeira edição do CNU. No entanto, será mantida a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco: com definição de lista de preferência​.

Cronograma

  • Inscrições: de 2 a 20 de julho
  • Pagamento da taxa: até 21 de julho
  • Solicitação de isenção da taxa: de 2 a 8 de julho
  • Prova objetiva: 5 de outubro
  • Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12 de novembro
  • Envio de títulos: de 13 a 19 de novembro
  • Prova discursiva: 7 de dezembro
  • Procedimento de confirmação de cotas: de 30 de novembro a 8 de dezembro
  • Divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026



Fonte: Metrópoles

Tarifas fazem confiança da indústria exportadora no Brasil desabar, diz CNI

A confiança da indústria exportadora no Brasil caiu significativamente nos últimos dois meses, consequência das tarifas implementadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Leandro Hassum diz ainda se enxergar com 160kg: “Houve uma repulsa”

O ator e comediante Leandro Hassum, 51, abriu o coração durante o quadro “Pode Perguntar?”, do “Fantástico”, neste domingo (31), e contou que, mesmo...

Internacional vence em casa e afunda o Fortaleza no Brasileirão

O Internacional venceu o Fortaleza por 2 a 1 neste domingo (31) no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em jogo válido pela 22ª rodada...