Em reunião com senadores, Vieira sugere tom de diálogo para negociar taxas

O ministro de Relações Internacionais, Mauro Vieira, sugeriu, nesta quarta-feira (23), aos senadores que vão fazer parte da comitiva parlamentar que embarca para Washington na próxima semana, que adotem tom de diálogo nos encontros com integrantes do legislativo norte-americano.

O objetivo da reunião foi situar os parlamentares sobre as negociações em andamento por parte do governo brasileiro.

O grupo embarca na próxima semana para conversar com representantes do parlamento dos EUA sobre medidas que podem ser adotadas diante das tarifas anunciadas por Donald Trump a produtos brasileiros e diante da escalada das tensões comerciais entre os países.

Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), Vieira detalhou aos parlamentares os esforços recentes do governo brasileiro em interlocuções com o setor privado norte-americano e com autoridades do Tesouro dos Estados Unidos, em articulação conduzida por diferentes ministérios.

Vieira também apresentou dados da relação comercial do Brasil com os Estados Unidos.

O encontro foi um pedido do próprio ministro. Além dele, participaram a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, e o chefe de gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin, Pedro Guerra.

A missão oficial foi aprovada pelo Plenário do Senado e tem caráter institucional e suprapartidário. Segundo Trad, o grupo não se propõe a negociar tarifas — atribuição exclusiva do Poder Executivo —, mas a cumprir o papel constitucional do Senado de defesa dos interesses nacionais.

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Papua Ocidental, na Indonésia

Um terremoto de magnitude 5,93 atingiu a região de Papua Ocidental, na Indonésia, neste sábado (26), segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências...

Centrão evita comprar briga em tarifaço em meio a cobranças e acusações

A menos de uma semana da entrada em vigor do tarifaço americano contra o Brasil e sem qualquer sinal positivo da Casa Branca, o...

Tarifaço: Setores de suco e frutas afirmam não ter como redirecionar vendas

Escoar produtos para mercados alternativos pode ser uma saída para as empresas enfrentarem o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Alguns problemas...