Enamed: prova para alunos de Medicina recebe inscrições até esta 4ª (30)

Após um período de prorrogação determinado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o prazo de inscrições para o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) termina nesta quarta-feira (30). A data também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

As inscrições para a primeira edição da prova devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. O exame será aplicado no dia 19 de outubro e vai considerar conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e, de maneira interdisciplinar, da área de saúde mental.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a avaliação será baseada em critérios definidos para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), observadas as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), os normativos e as legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e pertinentes à área médica.

Provas

O Enamed contará com 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com quantidade idêntica para cada uma das áreas da Medicina abordadas.

Também devem compor o exame um questionário para o estudante concluinte do curso de Medicina inscrito no Enade e um questionário contextual para os demais participantes, ambos de preenchimento obrigatório, além de um questionário de percepção de prova.

Primeira edição

Iniciado em 2025, o Enamed é obrigatório para quem estiver habilitado e inscrito no Enade pelo coordenador do curso como concluinte de graduação em Medicina. Podem participar ainda, de forma voluntária, demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Enare (Exame Nacional de Residência).

Confira os principais objetivos do Enamed:

  • Avaliação da formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas DCNs.
  • Apoio à melhoria dos cursos:fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no Brasil. 
  • Aprimoramento da seleção para a residência médica:unificar a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência.
  • Fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde): garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no SUS.
  • Unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.

Unicamp divulga edital do Vestibular 2026; veja principais pontos

 

Chinelo de dedo é o item queridinho da temporada, diz ranking

A plataforma de vendas de moda Lyst divulgou nesta quarta-feira (30) seu tradicional ranking de marcas e peças de roupa que são tendência na...

Com prazo maior, Apex aposta em empresários para evitar tarifa dos EUA

O presidente da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Vianna, afirmou nesta quarta-feira (30) que, apesar de a nova...

Vieira diz que Judiciário do Brasil não se curvará a pressões externas

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, afirmou nesta quarta-feira (30) que o Poder Judiciário do Brasil é independente e que não se curvará a...