A PND (Prova Nacional Docente), também chamada de “Enem dos Professores”, será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro. Como o prazo de inscrições está previsto para terminar na próxima sexta-feira (25), é comum que muita gente ainda tenha dúvida sobre quem pode realizar a prova.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), podem participar da PND estudantes concluintes inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pelos estados e pelos municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa do seu próprio processo de contratação de professores.
A taxa de inscrição da PND custa R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a isenção, bem como cidadãos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e doadores de medula óssea.
Para que serve a PND?
Criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino, a prova é parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Conforme edital, a prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, desde a edição de 2024, contempla 17 áreas de conhecimento. A PND será aplicada anualmente, voltada a licenciados. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema PND.
Confira o cronograma completo da PND:
- Inscrições: até 25 de julho
- Solicitação de atendimento especializado e por nome social: até 25 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 31 de julho
- Aplicação: 26 de outubro
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
- Resultado final: 10 de dezembro
Enade: entenda para que serve a avaliação obrigatória no ensino superior