Entenda como o reality show de Ozzy Osbourne e família mudou a televisão

O cantor Ozzy Osbourne foi um arquiteto da música heavy metal, mas esse não foi o único meio em que ele abriu caminhos.

O roqueiro, que faleceu na terça-feira (22) aos 76 anos, também ajudou a moldar a televisão reality. Pode-se até argumentar que, para o bem ou para o mal, Osbourne e sua família deram origem aos Kardashians.

A ideia de celebridades participando de reality shows estava longe de ser comum em 2002, quando a MTV lançou “The Osbournes”.

A carreira musical de Ozzy Osbourne já não estava mais no auge quando ele e sua esposa, Sharon, abriram as portas de sua casa para compartilhar sua vida privada com seus filhos adolescentes, Jack e Kelly, além de seus adorados animais de estimação.

O público se apaixonou pelos membros da família, tão engraçados quanto fascinantes. Era uma versão bem diferente de Osbourne, conhecido como o “Príncipe das Trevas” por suas apresentações no palco, incluindo a agora infame história de ter mordido a cabeça de um morcego.

A série mostrava o roqueiro britânico como um pai domesticado que adorava andar pela casa, frequentemente gritando “Sharon!”

O programa documentou o diagnóstico de câncer de cólon de Sharon Osbourne em 2002 e o acidente de quadriciclo do marido em 2004.

Foi uma das primeiras vezes que uma celebridade já estabelecida abriu as cortinas de sua vida para um olhar mais íntimo. A série foi tão bem-sucedida que outras emissoras correram para replicá-la.

Em questão de meses, a E! havia estreado “The Anna Nicole Show”, enquanto a MTV lançou “Newlyweds: Nick and Jessica”, com os então casados cantores Nick Lachey e Jessica Simpson.

Os anos seguintes trouxeram ainda mais reality shows, incluindo “Britney and Kevin: Chaotic” da UPN; “Meet the Barkers” na MTV com o baterista do Blink-182 Travis Barker e sua então esposa Shanna Moakler; o lutador Hulk Hogan e sua família em “Hogan Knows Best” na VH1; “Run”s House” da MTV, com Rev. Run do grupo de rap Run-DMC e sua família; e “Being Bobby Brown” do Bravo sobre a vida dos cantores casados Bobby Brown e Whitney Houston, todos lançados em 2005.

Eventualmente, tanto a audiência quanto o interesse da família Osbourne em compartilhar suas vidas diminuíram.

“O nível de sucesso que aquele programa de TV nos trouxe foi demais”, disse Osbourne à NME em 2020.

“Eu tive que desistir. Eu disse à Sharon: “Não gosto de como isso me faz sentir, e não aguento mais ter cinegrafistas na minha casa”. Não me arrependo de ter feito, mas não faria de novo”, disse ele. “As pessoas perguntavam: “Você não está preocupado em perder seus fãs?” Eu dizia: “Não estou preocupado em perder meus fãs – estou preocupado em perder a minha cabeça””.

Após a morte de Osbourne, o ex-executivo da MTV Van Toffler refletiu sobre o papel do músico como pioneiro da TV reality.

“A linguagem! Tínhamos que apitar tanto do diálogo”, disse Toffler à Variety. “Isso se tornou uma parte tão integral do programa, a maneira como apitávamos, com que frequência apitávamos, e não estávamos inventando nada”.

Veja também: Famosos lamentam a morte de Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne comeu um morcego vivo? Relembre a polêmica

Carol Macharethe da Viradouro destaca peso de ser referência para jovens

Musa da Viradouro e namorada do cantor MC Cabelinho, Carol Macharethe esteve no sambódromo pela escola no segundo dia de desfiles do Grupo Especial...

Diogo Almeida celebra enredo sobre Carolina Maria de Jesus

Diogo Almeida marcou presença na concentração da Unidos da Tijuca, na madrugada dessa terça-feira (17), durante os desfiles das escolas de samba do Grupo...

Tijuca exalta literatura brasileira ao concluir 2ª noite de desfiles no Rio

A escola de samba Unidos da Tijuca homenageou a escritora Carolina Maria de Jesus no Carnaval de 2026 ao encerrar a segunda noite de...