Estudo reforça utilidade de vitamina comum para rejuvenescer a pele

Uma das substância mais comuns quando se fala em saúde da pele, a vitamina C está ligada ao rejuvenescimento e engrossamento da pele, de acordo com um novo estudo. A pesquisa japonesa mostra que o nutriente reativa os genes ligados ao crescimento de células em modelos de pele criados em laboratório.

Os pesquisadores também descobriram que não é preciso suplementar ou passar a vitamina na pele — as quantidades adquiridas na alimentação são suficientes para observar os benefícios. O estudo foi publicado na revista Journal of Investigative Dermatology em abril.

Leia também

“A vitamina C parece influenciar a estrutura e a função da epiderme, especialmente controlando o crescimento das células epidérmicas”, explica o biólogo Akihito Ishigami, do Tokyo Metropolitan Institute for Geriatrics and Gerontology, um dos autores do estudo, em comunicado.

Como age a vitamina C na pele

A pele humana saudável tem níveis altos de vitamina C, e essa quantidade vai diminuindo com o passar dos anos. A substância aumenta a produção de colágeno, alivia o efeitos dos raios ultravioleta e é antioxidante.

O novo estudo descobriu que células da pele chamadas queratinócitos, quando expostas a uma quantidade de vitamina C condizente com a presente no sangue de uma pessoa que ingere alimentos ricos na substância, crescem mais e demoram mais a morrer. O processo mantém a pele mais grossa, com aparência mais saudável.

Após fazer o sequenciamento genético das células que cresceram, os cientistas conseguiram ligar o processo de multiplicação à desmetilação do DNA, que é mediada pela vitamina C. Sob a influência da substância, foi identificado que a expressão de 12 genes que regem a proliferação de células foi aumentada — em algumas amostras, em até 75 vezes.

“Descobrimos que a vitamina C ajuda a engrossar a pele, estimulando a proliferação de queratinócitos por meio da desmetilação do DNA, tornando-se um tratamento promissor para o afinamento da pele, especialmente em adultos mais velhos”, afirma Ishigami.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Câmara pauta análise de processos contra 11 deputados; Eduardo fica fora

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (2) para analisar 14 representações contra 11 parlamentares. O caso do deputado Eduardo...

Efeitos dos testes nucleares da Guerra Fria ainda prejudicam milhões

Enquanto crescia em Salt Lake City, Utah, nas décadas de 1950 e 60, Mary Dickson estava entre os milhões de estudantes americanos ensinados a...

Empreendedora reconstrói empresa de gastronomia e prevê expansão

A história de Renata Severo comprova que trajetórias empreendedoras passam constantemente pela necessidade de reinvenção. Fundadora da Tapenade Gastronomia, empresa de buffet localizada em Porto...