EUA: Governo interrompe prisões de imigrantes sem causa “justificável”

Um juiz federal concluiu nesta sexta-feira (11) que o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos vem realizando abordagens e prisões em operações de imigração em Los Angeles, no estado da Califórnia, sem causa provável e ordenou que o departamento pare de deter indivíduos com base apenas em raça, idioma falado ou ocupação.

A juíza distrital Maame Ewusi-Mensah Frimpong, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden, ordenou que o DSI desenvolva orientações mais detalhadas para que seus agentes determinem “suspeitas razoáveis”, fora raça, etnia aparente, idioma falado ou ocupação, para executar suas abordagens em operações de imigração.

A decisão ocorre após a ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis – em tradução livre), do Sul da Califórnia, abrir um processo contra o governo de Donald Trump em nome de cinco pessoas e grupos de defesa da imigração, alegando que o DSI, que supervisiona o Departamento de Imigração e Alfândega, decretou prisões inconstitucionais.

Frimpong disse que a administração “falhou” em fornecer informações sobre as razões pelas quais as prisões foram realizadas e ordenou que o DSI mantivesse e provesse as documentações de prisões aos advogados dos demandantes.

A CNN entrou em contato com o Departamento de Segurança Interna em busca de uma posição.

Após a decisão judicial desta sexta-feira (11), a ACLU demonstrou otimismo, dizendo em um comunicado: “Estamos esperançosos que a decisão seja um passo em direção à responsabilização pela flagrante ilegalidade do governo federal que todos nós temos testemunhado”.“Não importa a cor da pele, o idioma que falam ou onde trabalham, todos têm direitos constitucionais garantidos para protegê-los de abordagens ilegais”, disse Mohammad Tajsar, advogado sênior da organização.

Ex-prefeita Fernanda Hassen é alvo da PF por desvio de verba pública pra financiar campanha eleitoral

A Prefeitura de Brasiléia foi vasculhada, no início da manhã desta quinta-feira, na Operação Akeldama, da Polícia federal. Documentos, mídias e eletrônicos foram apreendidos....

Advogado é morto a facadas em apartamento no Centro de SP

O advogado André Luis Vedovato Amato, de 34 anos, foi morto a facadas dentro de seu apartamento na Bela Vista, no Centro de São...

Dólar ronda estabilidade com decisão do BCE e inflação nos EUA em foco

O dólar iniciou a quinta-feira (11) em alta ante o real, acompanhando o avanço da moeda norte-americana também no exterior, com investidores analisando a...