EUA instalam arame farpado em muro na fronteira com o México

O Exército dos Estados Unidos instalou arame farpado no topo do muro na fronteira com o México nesta segunda-feira (7), uma medida que gerou críticas de especialistas por aumentar os riscos de ferimentos a migrantes que tentam cruzar a região.

Militares foram vistos estendendo o arame farpado na divisa com o estado do Texas, próximo à cidade mexicana de Cidade Juárez.

Segundo Jesus De La Torre, diretor-assistente do Hope Border Institute, o uso de arame farpado representa uma ameaça tanto para os imigrantes quanto para as comunidades próximas.

“Em vez de investir nesse tipo de medida perigosa e letal, deveríamos investir em processos mais baratos e seguros, como permitir que as pessoas busquem proteção conforme previsto em nossa legislação, com um processo estruturado e legal para que todos possam pedir asilo sem arriscar a própria vida”, afirmou De La Torre.

 

O uso de arame farpado na fronteira não é novo. Em fevereiro, fuzileiros navais norte-americanos também foram vistos reforçando colunas de aço do muro com o mesmo material em Tijuana, na divisa com o estado da Califórnia.

“Quando famílias que fogem de perseguições são forçadas a enfrentar o arame farpado porque não têm outra opção, elas acabam sofrendo ferimentos severos, inclusive crianças, que têm sido atendidas em El Paso, em Ciudad Juárez e em outras regiões”, alertou o diretor do Hope Border Institute, que acompanha de perto a crise migratória na região.

“Essas pessoas estão tentando buscar segurança. Mas, ao subir no muro, acabam caindo e sofrendo ferimentos sérios — e, em alguns casos, isso resulta até mesmo em morte, afirmou De La Torre.

Thiago Martins comemora cura de infecção pulmonar: “Fungo sumiu”

Thiago Martins, intérprete de Vasco em Vale Tudo, usou as redes sociais para compartilhar que está curado de uma infecção pulmonar causada pela inalação...

Inscrições para vestibular da Unicamp terminam nesta 2ª (8) às 17 horas

Após estender o prazo por uma semana, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) encerra nesta segunda-feira (8) às 17h horas (horário de Brasília)...

Entenda o motivo por trás das manifestações violentas na Indonésia

Protestos têm se espalhado por partes da Indonésia desde o dia 25 de agosto, em alguns dos piores episódios de violência do país em...