O veterano técnico holandês Louis van Gaal revelou que está curado do câncer de próstata e afirmou estar disposto a voltar ao futebol em alto nível, desde que o convite venha de uma seleção nacional de peso.
Em entrevista a um talk show da televisão holandesa, Van Gaal, de 73 anos, foi direto: “O câncer não me incomoda mais”. O treinador havia revelado o diagnóstico em 2021, enquanto comandava a seleção da Holanda.
Sem assumir nenhuma equipe desde a Copa do Mundo de 2022, no Catar, ele contou que passou por algumas cirurgias há dois anos, mas que agora sua saúde está estável e sob controle.
“Na época, tudo estava ruim, mas no fim deu certo. Faço exames a cada poucos meses e eles têm sido positivos. Estou cada vez mais em forma”, disse Van Gaal.
Multicampeão pelo Barcelona, Rakitić anuncia aposentadoria aos 37 anos
Retorno ao futebol pode acontecer — mas só em seleções
Apesar da recuperação, Van Gaal descartou voltar a trabalhar com clubes, como já fez ao longo da carreira em gigantes como Ajax, Barcelona, Bayern de Munique e Manchester United.
O técnico reforçou, no entanto, que um convite para dirigir uma seleção de alto nível pode fazê-lo considerar um retorno à beira do campo.
Europeus superam brasileiros em “confronto direto” no Mundial; veja
Atualmente, Van Gaal atua como conselheiro especial do Ajax, seu clube de origem e onde iniciou sua trajetória como treinador.
O treinador é considerado um dos nomes mais influentes do futebol europeu nas últimas décadas, conhecido por seu estilo disciplinador e sua capacidade de revelar talentos.