Ícone do site O SERINGAL

Flamengo: veja na íntegra “exposed” de Filipe Luis sobre Pedro

flamengo:-veja-na-integra-“exposed”-de-filipe-luis-sobre-pedro

Flamengo: veja na íntegra “exposed” de Filipe Luis sobre Pedro

Filipe Luis, treinador do Flamengo, detonou Pedro, atacante do próprio time, após a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o São Paulo, neste sábado (12), no Maracanã.

Na coletiva de imprensa, o técnico foi questionado do porquê do camisa 9 sequer ter sido relacionado para o jogo do Brasileirão. Filipe Luis fez duras críticas, citou “atitudes lamentáveis” de Pedro e que “beirou o ridículo”.

Veja na íntegra o que disse Filipe Luis sobre Pedro

Pergunta: Queria perguntar sobre o Pedro, o que de fato aconteceu e se você conta com o Pedro para o próximo jogo, como está a situação? 

FL: O que aconteceu foi o comportamento e a atitude do Pedro durante a semana. Foi lamentável, beirou o ridículo para mim. Evidentemente que o Pedro tem os seus problemas pessoais com a diretoria, com o clube, problemas dele. E não é de agora que ele vinha treinando mal. Só que esta semana ele realmente rompeu para mim com um princípio claro que nós temos como comissão e o grupo de jogadores tem, que é a cultura de treino para mim. O que ele fez foi uma falta de respeito, a atitude dele nos treinamentos. E não duvidei de deixá-lo fora da lista de relacionados porque esse tipo de comportamento pode contagiar.

FL: Então espero que ele se recapacite, que ele pense e peça desculpas. Desculpa para os companheiros e volte a ser o Pedro, porque para mim não é só uma falta de respeito com os companheiros, é uma falta de respeito primeiro com ele mesmo, um jogador que tem uma ambição que o Pedro deveria ter, chegar à Seleção Brasileira, de jogar mais uma Copa do Mundo. Não pode negociar um minuto de treino. Depois, faltou com o respeito com os torcedores, que estão esperando o melhor Pedro de antes da lesão, e com o clube, que paga o salário.

FL: Basicamente é muito simples. Venho aqui de peito aberto responder todas as perguntas sobre esse assunto. Tentei proteger durante muito tempo, mas o Pedro tem que querer. Querer mais do que eu. Eu não posso querer mais do que ele. E a gente vê no campo a cultura de treino instaurada, que eles conseguem correr, performar. O meu olho me diz o que vejo nos treinos, mas temos dados, dados de GPS que dizem que o Pedro é o último em absolutamente tudo nessa semana. E um jogador que é o último em todas as valências físicas, que é alta intensidade, aceleração, desaceleração… Não está pronto para performar.

FL: Vocês podem colocar a culpa no treinador, no modelo, no Arrascaeta, em quem for. Mas a culpa é dele. Ele tem que querer. A hora que ele querer, eu estou esperando de braços abertos. Eu não posso ir ao mercado para buscar um jogador que faça 30 gols que nem ele. Ele está aqui com a gente, ele não deveria ser o problema, ele deveria ser a solução. Mas quando ele quiser, pedir desculpas para os companheiros e voltar a treinar, no nível que os campenheiros dele estão treinando, com certeza não vai ser um problema, ele vai ser titular, indiscutível. 

Pergunta: Você falou da atitude dele durante a semana… Se foi mais indisciplina ou se vocês enxergaram que ele estava treinando realmente muito mal e a comissão técnica entendeu que ele não poderia treinar tão mal assim. Se ele abandonou o treino durante a semana… 

FL: treinabilidade dele é mais baixa. O Pedro estava assim. Aconteceram esses vazamentos, prints, eu não tenho absolutamente nada a ver com isso. Eu não quero que o Pedro seja vendido, não quero que ele saia. Chamei os capitães, chamei ele na frente. Transmitimos isso pra ele. Falamos que precisamos dele. Não vou entrar em detalhes. Mas você vê o aquecimento, as respostas, o deboche, a maneira de correr, de andar… E depois, como eu falei pra você, está tudo quantificado com o GPS e aí, os números são muito inferiores. 

FL: Você falou de um episódio de abandonar… Como nós temos mais de 20 jogadores, alguns ficam de fora de algumas atividades. Por exemplo: se eu fizer um treino específico de 10 contra 10, e nós temos 23, 24 jogadores, são 4 que precisam fazer algum tipo de treino alternativo. No caso dele, por também estar muito abaixo, ele teria que complementar… E ele saiu e alegou que estava com problemas. O que também é ruim do mesmo jeito. Não foi indisciplina, porque ele falou, mas como eu falei. Números muito abaixo dos outros e não consegue acabar o treino. Então tudo isso ai leva com que o Pedro não se coloque na convocação, nessa lista e não se coloque à disposição de competir por uma posição no time. 

Pergunta: Queria entender o porquê deste comportamento dele. Não é a primeira vez que a gente sabe que o Pedro tem algum tipo de problema dentro do elenco. Em 2023 teve aquele lamentável episódio envolvendo o preparador do Sampaoli… Mas o porquê desse comportamento dele?  Talvez na cabeça dele ele conseguiria ser titular incontestável só com o nome nessa volta depois de uma lesão? 

FL: Essa é uma pergunta muito pessoal pra ele. Por que um profissional que o trabalho dele, e ele é bem pago pra isso, é trabalhar e treinar de uma forma profissional, o melhor possível, negocia. Não sei a frustração dele, não sei porque é que ele não joga. Eu conversei com ele, 3, 4 vezes. Ele mesmo reconhece. Aí você pode falar deste modelo… Mas ele jogou. Jogou dois jogos de titular do Mundial de Clubes. O Bruno Henrique não jogou, o Wallace Yan e o Juninho não jogaram. Por que o Pedro jogou? Porque eu tentei, estou tentando recuperar o meu Pedro. Nós todos esperamos, quando a gente vê o Pedro no campo, esperamos o Pedro antes da lesão. O Pedro pós-lesão não é o mesmo. 

FL: Ele teve um jogo excepcional contra o Corinthians mas depois caiu o nível. E eu sei por que. Já falei pra ele, pessoalmente. Por que ele treina mal. Ele tem uma qualidade excepcional e que a bola vai chegar e que ele vai fazer gols. Mas infelizmente não está nesse nível. Não está no nível dos companheiros, isso é óbvio. O que eu espero dele é que ele lute. Ele tem que lutar com ele mesmo, com a cabeça dele. Não comigo, companheiros, ninguém. Ele tem que trabalhar mais que todo mundo. Em silêncio.

FL: E eu tenho certeza que a hora que ele tiver assim, ele é um dos melhores que já vestiram a camisa 9 do Flamengo. Jogou uma Copa do Mundo. Agora, ninguém vive de passado. Futebol se conquista diariamente. Luiz Araújo é prova disso. Allan é prova disso. A única coisa que melhorou do Allan pra esse ano foi a treinabilidade. É o que mais treina. O Erick (Pulgar) e o Varella são prova disso. Não negociam um aquecimento, nada. E performam. Não tem outro caminho. Por mais que eu, aqui ande dando voltas e falar de um modelo e tals, ele tem que querer. E a hora que ele quiser, ninguém para. Mas ele tem que querer. 

Pergunta: É difícil um técnico chegar e falar de uma forma tão dura sobre um jogador publicamente assim como você falou. Você acredita que a relação é possível de reconstruir com o Pedro diante desta exposição? Você falou com ele várias vezes. Quais foram as reações do Pedro, em especial essa última vez que você conversou com ele? 

FL: E a exposição do treinador? Quem pensa nisso? Muitas vezes quando eu passo o time titular, ninguém entende. E todo mundo dá porrada no treinador. Mas chega um ponto, como eu disse. Eu defendi por muito tempo. Claro que dá. Eu defendi ele por muito tempo. Faz seis dias. Não quero que ele saia. Quero que se dedique e corra. Que o treino gere essa adaptação nele, pra poder fazer o que todos os companheiros fazem.

FL: Que é correr no campo. A hora que ele correr, segurar a bola e sustentar os duelos com os zagueiros… Que ele não está fazendo. A hora que ele fizer isso aí ele vai jogar. Não precisa me dar abraço, não precisa me dar bom dia, não precisa nada. Ele precisa ser profissional, ir lá e resolver no campo. Mais nada. E tenho certeza que quando ele fizer isso eu vou estar esperando o abraço. Se ele não quiser me dar, não tem problema nenhum. 

FL: Mas eu quero ganhar. Eu quero ganhar. Se o Pedro quiser ganhar comigo, vamos juntos. Mas se ele não quiser, outros vão querer. 

Mundial impulsiona buscas e revela times favoritos dos brasileiros

Sair da versão mobile