Fraude no INSS: 714 mil já aderiram a acordo para ressarcimento de desconto

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o governo federal para ressarcimentos dos valores debitados indevidamente das contas do INSS.

O número representa 36% do total de beneficiários aptos a assinar a adesão, cerca de 1,9 milhão de pessoas, segundo o Ministério da Previdência Social.

A contestação dos descontos indevidos pode ser feita até 14 de novembro. Os primeiros ressarcimentos serão feitos na próxima quinta-feira (24).

O pagamento é automático e cai na mesma conta onde o aposentado já recebe o benefício, mas é necessária a adesão.

Na semana passada, foi publicada no Diário Oficial da União uma Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que abre crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para agilizar a devolução dos recursos sacados de forma irregular por entidades associativas entre março de 2020 e março de 2025.

O plano de ressarcimento foi homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a partir de conciliação assinada entre várias instituições.

Pix Automático: o que pode ser pago com a nova ferramenta? Entenda

Biofobia: por que algumas pessoas não gostam do contato com a natureza

*O artigo foi escrito por Johan Kjellberg Jensen, pesquisador visitante em Ciências Ambientais da Universidade de Lund, e publicado na plataforma The Conversation Brasil. Somos...

Bebê de Rondônia nasce com dentes e passa por cirurgia para retirá-los

Um caso raro chamou atenção em Cacoal, Rondônia. Um bebê nasceu com dois dentes e precisou passar por uma cirurgia ainda nos primeiros dias...

Grêmio anuncia chegada de Caio Paulista por empréstimo para 2026

O Grêmio utilizou as redes sociais para anunciar um reforço para a atual temporada. Nesta sexta-feira (2/1), o Tricolor Gaúcho divulgou a chegada de...