A Copa do Mundo de Clubes foi uma oportunidade do futebol brasileiro se colocar em destaque no cenário mundial. Com o Fluminense chegando na semifinal e se colocando entre os quatro principais times da competição, o país voltou à ter notoriedade para além da Seleção Brasileira. A prova disso são os resultados conquistados contra gigantes europeus e a transferência de importantes jogadores destas equipes para o futebol do exterior.
Leia também
-
Gerson tem atuação discreta em estreia pelo Zenit. Veja números
-
Wolverhampton anuncia Arias, ex-Fluminense, como novo camisa 10
-
Vídeo: Benfica brinca com polêmica entre Richard Ríos e Otamendi
-
Jornal espanhol elege craques não-europeus do Mundial de Clubes. Veja
O Flamengo, que lidera o Campeonato Brasileiro, foi o primeiro time a ser eliminado da competição. Antes do início do torneio, especulações sobre uma possível saída de Gerson para o Zenit começaram a surgir. O volante do time Rubro-Negro deixou o Rio de Janeiro logo após o Mundial com destino à Rússia. O camisa 8 era um dos principais jogadores do plantel da equipe carioca.
Quem foi eliminado na sequência foi o Botafogo. O Glorioso já havia acertado a ida de Igor Jesus ao Nottingham Forest, da Inglaterra, antes do Mundial de Clubes. O jogador protagonizou uma das maiores glórias da equipe ao marcar contra o Paris Saint-Germain e garantir a vitória inédita diante do campeão da Champions League.
Além de Igor, o Fogão também negociou o lateral Gregore, nome muito importante durante a temporada de 2024 para a equipe, campeão da Libertadores e Campeonato Brasileiro. O jogador foi transferido para o Al-Rayyan.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Jhon Arias foi destaque do Fluminense na Libertadores
Ruano Carneiro/Getty Images)2 de 4
Gregore estava no Botafogo desde fevereiro de 2024
Marcelo Endelli/Getty Images3 de 4
Gerson marcou contra o Bayern nas oitavas
Michael Reaves/Getty Images4 de 4
Richard Rios defenderá o Benfica
Riquelve Nata/Sports Press Photo/Getty Images
Nas quartas de final, quem caiu foi o Palmeiras. O Alviverde eliminou o Botafogo nas oitavas mas não conseguiu avançar contra o Chelsea e deixou a competição. O time comandado pelo técnico Abel Ferreira não terá mais o colombiano Richard Ríos. O jogador era titular absoluto do Verdão e peça essencial no meio-campo da equipe paulista e passa a ser jogador do Benfica.
O último brasileiro a ser eliminado da competição foi o Fluminense. O tricolor carioca deixou a competição após eliminação para os Blues. Um dos principais destaques na campanha do time foi o colombiano Jhon Arias. Logo após o retorno, o jogador foi negociado com o Wolverhampton. Pelo clube inglês, Arias vai usar a camisa 10.
Fonte: Metrópoles