Galípolo: BC estuda modelo para aprimorar financiamento imobiliário

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou, nesta terça-feira (8/7), que estuda desenvolver um novo modelo de crédito imobiliário por meio da poupança, que ainda é a principal fonte de recursos no financiamento.

“Estamos trabalhando para ver se a gente consegue fazer esse caminho de transição, do modelo antigo para um modelo novo. Não vai ser nada do dia para noite, vai ser um processo longo, a poupança está aí há muitos anos”, disse o presidente do BC a jornalistas.

Segundo Galípolo, a ideia é utilizar a poupança para financiar esta transição para um modelo novo. Ainda conforme ele, esse processo tem capacidade de tornar o Brasil mais parecido com outros países “do ponto de vista do crédito imobiliário”.

A declaração de Galípolo foi dada durante reunião-almoço na Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). O presidente do BC foi convidado para falar sobre os pilares da agenda do Banco Central.

O Banco Central informou que a poupança responde a 9,8% de contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, enquanto é de 30% no Chile, 20% na Tailândia, 18% na África do Sul e 11% México.

Galípolo ressaltou que o financiamento do crédito imobiliário tem uma participação muito menor no PIB “muito menor do que os nossos pares”. Isso porque cerca de 6% ainda vem do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).



Fonte: Metrópoles

Ginástica Rítmica: Brasil brilha e leva sua segunda prata no Mundial

O Brasil conquistou mais um resultado histórico no Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, neste domingo (24). Na final da série mista,...

Juiz detalha leis e punições contra maus-tratos a animais

Um caso recente de maus-tratos a um cavalo em Bananal, no interior de São Paulo, expôs uma disparidade na legislação brasileira quanto à proteção...

Jornalista ucraniano é solto após três anos preso na Rússia

Um jornalista ucraniano que foi mantido de forma incomunicável pela Rússia por mais de três anos foi libertado neste domingo (24) como parte da...