Gilmar declara apoio a Moraes e diz que ele ajuda a preservar a democracia

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), declarou apoio ao colega Alexandre de Moraes após ele sofrer sanções dos Estados Unidos.

Na tarde desta quarta-feira (30), o governo americano anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes.

“Diante dos ataques injustos, declaro integral apoio ao Ministro Alexandre de Moraes”, disse o decano do Supremo.

Para Gilmar, o magistrado tem prestado “serviço fundamental para a preservação da nossa democracia” ao relatar “processos que envolvem acusações graves, como um plano para matar juízes e opositores políticos e a tentativa de subversão do resultado das eleições”.

Segundo o decano, a independência do Poder Judiciário brasileiro “é um valor inegociável” e a Corte “seguirá firme no cumprimento de suas funções”.

Nesta noite, Gilmar esteve em uma reunião ao lado dos ministros Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e Cristiano Zanin com o chefe do Executivo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir as sanções.

A reunião ocorreu no Palácio do Planalto logo após a Corte ter divulgado uma nota de solidariedade a Moraes. Na manifestação, o Supremo afirmou que não vai desviar do papel de cumprir a Constituição Federal.

Veja a nota na íntegra:

Diante dos ataques injustos, declaro integral apoio ao Ministro Alexandre de Moraes. Ao conduzir com coragem e desassombro a função de relator de processos que envolvem acusações graves, como um plano para matar juízes e opositores políticos e a tentativa de subversão do resultado das eleições, o Ministro Alexandre tem prestado serviço fundamental para a preservação da nossa democracia. Sobre os acontecimentos de hoje, é importante que se diga: a independência do Poder Judiciário brasileiro é um valor inegociável, e o Supremo Tribunal Federal seguirá firme no cumprimento de suas funções.

Por que o aumento da resistência antimicrobiana é tão preocupante

A RAM (resistência aos antimicrobianos) — fenômeno em que bactérias, vírus, fungos e parasitas deixam de responder aos medicamentos disponíveis — continua avançando. Esse...

Argentina planeja acelerar exportação com privatização de rede ferroviária

Um dos principais fornecedores globais de alimentos, a Argentina planeja impulsionar as exportações de grãos e minerais com a privatização e modernização da rede...

Quem foi Vitor Dumont, ator que morreu no palco após mal súbito

Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, morreu na noite de sábado (6) após sofrer um mal súbito durante a estreia do espetáculo...