Oferecendo mais dignidade e acesso à saúde para as pessoas do interior acreano, o governador Gladson Camelí acompanhou nesta quarta-feira, 23, o Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, em Mâncio Lima, para acompanhar de perto os atendimentos do mutirão de laqueaduras e cirurgias gerais promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). A ação, que ocorre entre os dias 19 e 25 de julho, contempla 37 procedimentos de laqueadura e 48 cirurgias de colecistectomia, totalizando 85 intervenções cirúrgicas.
A ação é importante por dar vazão à demanda. Os pacientes estão sendo beneficiados com intervenções de baixa e média complexidade, como cirurgias de hérnias, vesículas e ginecológicas. Procedimentos que estão sendo realizados de forma segura e com mais agilidade para atender a quem mais precisa.

Durante a visita, acompanhado pelo secretário de saúde, Pedro Pascoal, e de parlamentares, o governador conversou com pacientes, profissionais de saúde e autoridades locais, reforçando o compromisso da gestão em levar o atendimento médico de qualidade para todas as regiões do estado.

“Como sempre enfatizo, saúde é fundamental, e o acesso não pode ser protelado. Toda a equipe de governo, liderada pelo secretário Pedro Pascoal e seus colaboradores na área da saúde, estão empenhados em agilizar esse processo. A Saúde está se aproximando dos pacientes, em todos os municípios do interior, com o propósito de diminuir as desigualdades e aproximar o Estado da população. Meu objetivo é garantir um Estado justo, onde o acesso à saúde seja igualitário, independentemente da localização do paciente, seja na capital, ou nos municípios”, afirmou Gladson Camelí.

O mutirão é financiado com recursos do Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria GM/MS nº 2.336, de 12 de dezembro de 2023, que estabelece verbas destinadas ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF). Com investimento de R$101.900,00, a ação visa ampliar o acesso a procedimentos que, muitas vezes, enfrentam longas esperas no sistema público.
Para o secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, a iniciativa representa um marco importante na descentralização dos serviços de saúde. “Esse mutirão de cirurgias de laqueadura realizado em Mâncio Lima é dedicado às mulheres que mais necessitam desse procedimento na região. A relevância desta iniciativa é um dos principais objetivos do governo. A proposta central é oferecer assistência e acesso à saúde em locais que, em outras ocasiões, careciam desse suporte. Identificamos áreas com ausência de atendimento e, por meio da regionalização, demonstramos ser possível levar saúde aos pacientes, em vez de encaminhá-los aos grandes centros”, destacou.

O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz Gomes, também acompanhou a visita e celebrou a presença do governador no município. “Essa união de esforços tanto do Estado quanto do Município é fundamental. Me sinto honrado e grato pelo governador Gladson Camelí ter um olhar humano para com o município de Mâncio Lima. A presença dele aqui só reforça esse apoio dado a todos os mancio-limenses”, declarou.

População agradece
Entre os pacientes, o sentimento era de gratidão e esperança. A agricultora Maria Elias Damasceno, que aguardava há três anos por uma laqueadura, emocionou-se ao comentar a realização do procedimento. “Meu sentimento é de gratidão em estar aqui recebendo essa cirurgia, ela era muito aguardada por mim e chegou esse dia, agradeço ao governador por trazer esses serviços para nós do interior. Com certeza essa cirurgia garantirá a volta da minha qualidade de vida”, disse.

Referência para a regional Juruá
O Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho de Mâncio Lima é referência na regional do Juruá, que corresponde também aos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
Uma das principais vantagens é que a unidade de saúde tem capacidade para atender à demanda de cirurgias eletivas no próprio município. Desta forma, não há a necessidade do translado dos pacientes até a capital, Rio Branco.

“Parabenizo o governo Gladson Camelí pela iniciativa. Ter todos esses benefícios para o município é de suma importância. Nosso objetivo é levar qualidade de vida e bem-estar para aqueles que mais precisam. Com certeza essa união entre Estado e Município é fundamental”, foi o que disse o diretor do hospital, Hélio Bentes.

Para garantir ainda mais facilidade à população do município, o hospital recebeu uma nova maca de parto, adquirida com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e dignidade às mulheres atendidas na unidade. O equipamento permitirá melhores condições de trabalho para a equipe de saúde e mais acolhimento durante o processo de parto.
A ação é mais uma etapa do programa Opera Acre, que busca garantir o acesso igualitário aos serviços de saúde, principalmente em regiões do interior. A parceria entre a Sesacre e a Secretaria de Obras Públicas (Seop) tem assegurado a infraestrutura necessária para a realização dos atendimentos.
Com iniciativas como essa, o governo do Acre reafirma seu compromisso com a saúde pública, promovendo bem-estar e cidadania para todos os acreanos, de forma especial àqueles que vivem nas regiões mais afastadas.