Governo e empresários gestam comitiva aos EUA para negociar tarifas

O governo federal e setores da economia começaram a debater a possibilidade de organizar uma comitiva para viajar aos Estados Unidos a fim de reforçar as negociações sobre as tarifas que o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaça impor ao Brasil a partir de 1º de agosto.

Segundo uma fonte próxima ao assunto, a organização de uma comitiva com membros do governo e do setor privado vem sendo tratado nos bastidores, mas ainda sem desfecho.

Existe a possibilidade de que o tema avance em reunião entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, que acontece às 16h nesta terça-feira (22).

A possibilidade de enviar uma comitiva aos EUA também foi tema de reunião entre Alckmin e o setor de mineração, na segunda-feira (21). Segundo apuração da CNN, contudo, foi discutida uma missão com presença somente de empresários, avalizada pelo governo federal.

A ideia seria que os executivos, nos EUA, reforçassem a interlocução com as empresas americanas que podem ser impactadas pelo tarifaço — além de testar o diálogo com a Casa Branca.

Os principais pedidos do setor privado ao governo federal, em conversas que acontecem desde a última semana, segue sendo para que o debate com os EUA seja moderado e técnico. As empresas demandam, especialmente, que seja negociado o adiamento do prazo para as tarifas começarem a valer.

Término de Zé Felipe e Ana Castela teve Virginia como pivô: entenda

Zé Felipe surpreendeu os fãs ao anunciar o término do namoro com Ana Castela nessa segunda-feira (29/12). O casal estava junto oficialmente desde outubro...

Ouro e Ibovespa lideram valorização em 2025; bitcoin fica na lanterna

As aplicações em ouro e no Ibovespa trouxeram os melhores retornos aos investidores em 2025, enquanto aportes em dólar e bitcoin tiveram o pior...

PIB: Por que o Brasil não voltou ao nível de 2014 até agora?

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil nunca voltou ao auge do crescimento médio de 11% ao ano de 1968 a 1973, mas agora...