O cientista político Marco Antonio Teixeira, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), falou sobre a atual situação do governo federal durante participação no programa WW Especial, da CNN. Segundo ele, o governo entrou em uma “bolha” e perdeu a conexão com a sociedade brasileira, o que tem enfraquecido sua capacidade de convencer eleitores fora de sua base, hoje reduzida.
O professor da FGV sugere um cenário desafiador para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que precisará repensar suas estratégias de comunicação e articulação política para reconquistar a confiança da população e fortalecer sua governabilidade.
Teixeira argumenta que a percepção e os anseios dos brasileiros sobre a economia estão distantes do que o Planalto verbaliza publicamente. “A percepção que os grupos sociais têm hoje da economia, do que eles querem, do que eles almejam, está muito distante daquilo que o governo verbaliza publicamente”, afirmou.
Isolamento do governo e falta de diálogo
O cientista político destacou o isolamento do governo e sua dificuldade em estabelecer um diálogo efetivo com setores além de sua base de apoio. “O que a gente observa claramente é um isolamento muito grande do governo, uma falta de capacidade muito grande de conversar para além da sua base que hoje é reduzida”, explicou Teixeira.
Ele alertou ainda para os riscos de uma possível tentativa do governo de reeditar cenários políticos passados, como o de 2013. “Se o governo está querendo reeditar 2013, o cenário também é outro e o tiro pode se voltar contra o próprio governo também”, advertiu.
Fortalecimento do Congresso
Teixeira também abordou a relação entre o Executivo e o Legislativo, ressaltando que, apesar do desgaste do Congresso, este se sente fortalecido para enfrentar o governo.
“Por mais que o Congresso esteja desgastado e inclusive com a imagem piorada com algumas decisões que vem tomando, o Congresso se sente bastante fortalecido para poder de certa forma enfrentar o governo”, analisou.
WW Especial
Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.