A partir deste domingo, dia 6, entra em cena na Globo um novo humorístico, o “Aberto Ao Público”, depois do “Fantástico”, gravado em um teatro de São Paulo, em que a plateia aparece como protagonista, participando ativamente de esquetes e desafios.
No comando, Maurício Meirelles, Bruna Louise, Murilo Couto e Thiago Ventura, que recebe, a cada episódio, convidados especiais, como Deborah Secco e o comentarista Denílson, entre outros.
Gui Cintra, diretor-geral do programa, conversou com a coluna sobre esta nova aposta.
Qual a proposta do Aberto ao Público?
GC – Queremos trazer para a audiência, um formato original brasileiro de comédia, baseado em interação com a plateia. A plateia é o coração do nosso programa. Tanto que nem temos apresentador fixo. A cada episódio, uma celebridade convidada diferente apresenta o programa.
Os comediantes do nosso elenco, muitas vezes, funcionam como escada, ajudando a conduzir as dinâmicas e garantindo reações e comentários improvisados engraçados.
Os episódios são compostos por diversos quadros diferentes, mas que possuem em comum o fato de sempre contarem com a participação da plateia.
Temos, por exemplo, o “Pergunta Pro Famoso”, no qual convidamos as pessoas da plateia a perguntarem absolutamente o que quiserem para a celebridade na berlinda. Caso a pergunta seja tão “boa” que o famoso não tope responder, a pessoa que fez a pergunta ganha 50 reais.
Não temos textos roteirizados para os comediantes – como eles estão acostumados em seus shows de stand up –, muito menos cenas ensaiadas com as celebridades convidadas (que apresentam os episódios e também participam dos quadros).
No Aberto Ao Público, trazemos as pessoas anônimas da plateia quebrando a nossa expectativa com ações, falas e histórias reais, autênticas e divertidíssimas, que já chegam esculpidas pela realidade e jamais poderíamos roteirizar.
Por mais que seja criado e estruturado com muito trabalho, para garantir a maior base de segurança possível, é um programa vivo e imprevisível. E isso é muito legal. Os comediantes, afiados, reagem e fazem piadas em forma de comentários improvisados.
A celebridade, muitas vezes “vítima” dos quadros, é estimulada a se despir dos protocolos e se abrir de maneira autêntica, revelando novos lados e elementos da vida pessoal / íntima que talvez nunca tenha mostrado.
No final, a ideia é acessarmos a celebridade como nunca acessamos e mostrarmos que ela é muito mais parecida com a gente do que pensamos e do que vemos no Instagram – afinal, é uma pessoa real e humana como qualquer outra sentada ali naquele auditório.
Ao mesmo tempo em que valorizamos as pessoas anônimas da plateia, dando voz e lançando luz, na maior emissora de televisão aberta do país. Aberto Ao Público é uma grande celebração do brasileiro.
É possível levar para a TV a proposta que os humoristas fazem no palco – stand up?
GC – Honestamente, não (rs). Pelo menos para este momento, para a grade que estamos mirando, não acredito que valha a pena fazer uma transposição “literal” dos espetáculos de stand up para a televisão.
Por essa razão, o que fizemos no Aberto Ao Público foi criar um formato original pensado para a TV, mas que explora algumas habilidades que esses humoristas têm de sobra e já estão acostumados a performar no palco – como uma impressionante capacidade de improvisar comentários rápidos e autênticos e, sobretudo, de interagir comicamente com a plateia.
Além disso, também dialogamos esteticamente com esse universo da comédia ao assumir que o programa fosse gravado em um teatro. O Aberto Ao Público, portanto, não é um programa de stand up comedy, nem um programa de “improviso”.
É um formato de auditório de televisão que é alimentado por diversos recursos do universo atual da produção de comédia.
A Globo deu uma estacionada no segmento de humor, aos domingos, e retomou com o Tô Nessa!, já encerrado. O Aberto ao Público vem como um novo teste?
GC – A Globo tem uma tradição muito forte na comédia. Por isso, posso dizer que realizo um grande sonho da minha vida ao poder fazer parte dessa história, comandando um formato original brasileiro deste segmento na emissora.
Esse é o meu primeiro projeto na Globo e fico muito feliz pela confiança no meu trabalho. Também é importante destacar a liberdade oferecida pela Globo às produtoras do programa, a Dromedário e a Farra (da qual sou um dos sócios-fundadores).
São produtoras especializadas em comédia e em formatos originais de não-ficção, com diversos projetos do gênero no currículo. Fico empolgado em poder desenvolver, produzir e pós-produzir o Aberto Ao Público aqui na Farra e na Dromedário, com a liberdade que nos foi oferecida para tirar o programa do papel, explorando a expertise do nosso pessoal.
É claro que é um grande desafio trazer um formato novo para a televisão. Por isso, espero de coração que as pessoas se divirtam, se identifiquem, se vinculem e continuem acompanhando os episódios semana após semana.
Quem integra o elenco fixo do programa?
GC – Integram o elenco fixo do programa os comediantes Bruna Louise, Thiago Ventura, Murilo Couto e Maurício Meirelles. Maurício, inclusive, comanda o clímax da atração, ao invadir o celular da celebridade convidada em rede nacional, utilizando pessoas da plateia (descobertas de forma autêntica nos quadros anteriores) para improvisar pegadinhas se passando pelo famoso em suas redes sociais. Mas importante dizer que não são eles que apresentam o programa, mas sim uma celebridade convidada.
A cada episódio, trazemos uma pessoa famosa diferente, fazendo as vezes de apresentadora e participando dos quadros juntamente com os comediantes. Além disso, os comediantes do elenco fixo também revezarão cadeiras com comediantes convidados.
A cada episódio, um comediante convidado diferente entra no lugar de alguém do nosso elenco fixo para participar do programa.
Fórmula bastante interessante para adicionar frescor e perfis diversos, permitindo também que exploremos mais a fundo a cena da comédia brasileira, dando cada vez mais oportunidade – no futuro, caso o programa seja e continue sendo renovado – para novos talentos.
A primeira temporada vem com quantos episódios?
A primeira temporada vem com 4 episódios, que serão exibidos nos domingos do mês de julho, após o Fantástico. A estreia está marcada para este domingo, dia 6 de julho.
Como vocês avaliam o humor praticado no meio digital?
GC – O humor praticado no meio digital é um tipo de humor extremamente atento à audiência e suas demandas, movido a engajamento. Coisa interessante de ser observada, evidentemente, no ofício de se fazer televisão – uma mídia de massa na qual a audiência é componente fundamental do negócio.
Mas, como disse anteriormente, acredito que a simples transposição do humor digital para a TV é uma potencial armadilha que pode resultar em fracassos.
Porém alguns elementos poderosos desse humor, como dar ouvidos – e voz – ao público e trabalhar com extrema autenticidade e desprendimento, são, sem dúvida, explorados no Aberto Ao Público. Espero que a gente acerte na dose.
Fonte: Portal LEODIAS