Haddad anuncia apoio do Brics à taxação global de “super-ricos”

Os países-membros do Brics vão declarar apoio formal às negociações da Convenção Tributária da ONU, com uma referência à taxação de “super-ricos”, em uma agenda defendida pelo Brasil desde a presidência do G20 no ano passado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anuncia neste sábado (5) a obtenção de um consenso entre países do grupo. O apoio fará parte da declaração de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais.

“Trata-se de um passo decisivo rumo a um sistema tributário global mais inclusivo, justo, eficaz e representativo – uma condição para que os super-ricos do mundo todo finalmente paguem sua justa contribuição em impostos”, diz Haddad em discurso que fará no encontro e distribuído antecipadamente à imprensa.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Cooperação Internacional em Matéria Tributária é uma agenda liderada pela ONU para combate à evasão fiscal e de maior cooperação entre as autoridades tributárias, além de mecanismos para taxar as altas rendas.

O documento do Brics chega em um momento de tensão nas relações entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional em torno da alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e da taxação de aplicações financeiras, como as LCAs e LCIs, que vão perder a isenção na cobrança de Imposto de Renda dos investidores.

Encomendas de bens de capital dos EUA sobem acima do esperado em julho

As novas encomendas de bens de capital manufaturados nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em julho, sugerindo que os gastos das...

Bia Haddad x Sonay Kartal: horário e onde assistir ao US Open

Bia Haddad Maia estreia no US Open nesta terça-feira (26), às 12h (de Brasília). A adversária da brasileira na primeira partida será a britânica Sonay...

Xi Jinping receberá Putin em cúpula da Organização de Cooperação de Xangai

O presidente da China, Xi Jinping, reunirá mais de 20 líderes mundiais em um fórum de segurança regional nos próximos dias, em uma demonstração...