Haddad: Brasil tem compromisso com estabilidade em tempos de incerteza

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou o compromisso do Brasil com a “previsibilidade em tempos de incerteza global” em um discurso feito neste sábado (4) na abertura da reunião ministerial de finanças do Brics. O encontro acontece no Rio e é coordenado pelo chefe da Fazenda e pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

“Em parceria com o Brics, almejamos consolidar-nos como um porto seguro em um mundo cada vez mais instável”, diz o discurso de Haddad, que foi enviado à imprensa pela assessoria do Ministério da Fazenda, já que o encontro acontece a portas fechadas. Ele ainda disse que as marcas da presidência brasileira do bloco são “serenidade e ambição.”

O ministro citou a “resiliência” das instituições brasileiras frente a desafios internos e o bom desempenho da economia, mesmo diante de turbulências no cenário internacional. Afirmou, ainda, que a indústria do País está em desenvolvimento, alinhada a princípios de responsabilidade social e ambiental.

Reformas do sistema monetário e financeiro global

Haddad também destacou na mesma ocasião a importância de reformas nos sistemas monetário e financeiro global. “Estamos trabalhando para facilitar o comércio e o investimento entre os países do Brics”, disse Haddad, segundo um discurso encaminhado pela assessoria da Fazenda, já que a reunião é fechada. “Além disso, reconhecemos a importância de reforçar a coordenação sobre as reformas do sistema monetário e financeiro internacional.”

O discurso do ministro destacou avanços em diálogo intra-Brics sobre parcerias público-privadas, aduanas e tributação de pessoas de altíssima renda. Sobre a frente climática, citou inovações para acelerar a transformação ecológica, chamando atenção para o papel que o bloco pode ter na criação da Tropical Forest Forever Facility (TFFF).

“Conto com o compromisso de cada um de vocês para que possamos concretizar esse objetivo histórico”, disse o ministro às autoridades presentes, destacando a intenção de anunciar a TFFF na COP-30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Haddad disse, ainda, que é preciso mobilizar as finanças públicas e privadas para garantir segurança alimentar, proteção social e oportunidades econômicas para todos.

Brasil tem a 2ª maior taxa de juro real no mundo após alta da Selic

Anitta abre o coração sobre namorado discreto e viraliza com revelação

Anitta fez um raro comentário sobre o relacionamento e rasgou elogios para o atual namorado, o empresário esportivo Ian Bortolanza, durante uma live com...

Telebras: aberta a inscrição para concurso com salários até R$ 11 mil

Foram abertas nesta quinta-feira (11/12) as inscrições para o concurso da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras). São ofertadas 15 vagas imediatas, além de 915 oportunidades...

IBGE prevê recuo de 3% com safra de 335,7 milhões de toneladas em 2026

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2026 deve totalizar 335,7 milhões de toneladas em 2026. A se confirmar a previsão do...