Ícone do site O SERINGAL

Homicídios caem mais de 5% no país, diz Fórum de Segurança Pública

homicidios-caem-mais-de-5%-no-pais,-diz-forum-de-seguranca-publica

Homicídios caem mais de 5% no país, diz Fórum de Segurança Pública

O Brasil registrou uma queda de mais de 5% nos homicídios em 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira (24). Em entrevista à CNN, o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, apontou que o mesmo levantamento revela um cenário alarmante em relação aos crimes sexuais no país.

O estudo aponta que mais de 87 mil pessoas foram vítimas de estupro no ano passado, equivalendo a uma pessoa violentada a cada seis minutos. Este número representa o maior registro da série histórica iniciada em 2011.

Perfil das vítimas

O levantamento indica que a maioria das vítimas são meninos e meninas com até 13 anos de idade, classificados como vulneráveis. Há uma sobre-representação de mulheres negras entre as vítimas, que frequentemente enfrentam processos de revitimização ao buscar atendimento nas diferentes instâncias de apoio.

Desafios no combate à violência sexual

O estudo revela problemas na integração dos serviços de atendimento às vítimas. Embora existam delegacias especializadas e centros de acolhimento, as vítimas frequentemente precisam repetir seus relatos em diferentes instituições, dificultando o processo de denúncia e acolhimento.

Especialistas estimam que apenas 10% dos casos de estupro são efetivamente registrados nas polícias, seguindo um padrão observado mundialmente. A falta de políticas de incentivo ao registro e de serviços integrados para acolhimento das vítimas contribui para a perpetuação deste cenário.

Violência e crime organizado

O relatório também destaca a concentração de violência em determinadas regiões do país. As dez cidades com maiores índices de mortes violentas estão localizadas no Nordeste, distribuídas entre Ceará, Pernambuco e Bahia, todas com presença de conflitos entre facções criminosas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Sair da versão mobile