Pelo menos cinquenta pessoas morreram em um incêndio dentro de em um shopping na cidade de Al-Kut, no leste do Iraque, informou a agência de notícias estatal (INA) nesta quinta-feira (17), citando o governador da província. O local foi identificado como shopping Kut Hypermarket.
Imagens de vídeo compartilhadas no Facebook e geolocalizadas pela CNN mostraram um prédio de vários andares tomado pelas chamas, com um grupo de pessoas reunidas no telhado enquanto os bombeiros combatiam o incêndio.
Em outro vídeo, publicado no X, pessoas foram vistas saindo com calma do prédio, enquanto as chamas se alastravam diretamente acima delas.
“Compilamos uma lista de 59 vítimas cujas identidades foram confirmadas, mas um corpo ficou tão gravemente queimado que foi extremamente difícil identificá-lo”, disse uma autoridade de saúde da cidade à Reuters.
“Temos mais corpos que ainda não foram recuperados sob os escombros do incêndio”, disse a autoridade municipal Ali al-Mayahi à Reuters.
A causa do incêndio ainda não foi divulgada, mas o governador disse que os resultados iniciais de uma investigação seriam anunciados em 48 horas, informou a INA.
O governador de Wasit declarou três dias de luto pelas vítimas do incêndio, de acordo com a mídia local.
“Entramos com ações judiciais contra o proprietário do prédio e do shopping”, disse o governador da província.
(Com informações da Reuters)
Em atualização*