Ícone do site O SERINGAL

Israel diz ter atacado três portos e uma usina de energia no Iêmen

israel-diz-ter-atacado-tres-portos-e-uma-usina-de-energia-no-iemen

Israel diz ter atacado três portos e uma usina de energia no Iêmen

O Exército de Israel diz ter atacado alvos dos Houthis em três portos e em uma usina de energia no Iêmen, na madrugada desta segunda-feira (7), no horário local.

Os ataques atingiram os portos de Hodeidah, Ras Isa e Salif, além da usina de energia de Ras Qantib, como resposta a repetidos ataques dos Houthis contra alvos israelenses, afirmou o Exército.

Desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023, os Houthis, alinhados ao Irã, têm lançado ataques contra Israel e embarcações no Mar Vermelho, afetando o comércio global, em atos que dizem ser de solidariedade aos palestinos.

A maioria dos mísseis e drones lançados em direção a Israel foi interceptada ou caiu antes de atingir o alvo. Israel já realizou uma série de ataques de retaliação.

O Exército israelense também afirmou ter atacado o navio Galaxy Leader, atracado no porto de Ras Isa, que foi apreendido pelos Houthis no final de 2023.

“As forças do regime terrorista Houthi instalaram um sistema de radar no navio e o estão utilizando para rastrear embarcações em águas marítimas internacionais, a fim de promover as atividades do regime terrorista Houthi“, disse o comunicado militar.

Após os ataques, o porta-voz militar dos Houthis declarou que as defesas aéreas do grupo confrontaram o ataque israelense “utilizando um grande número de mísseis superfície-ar de fabricação local”.

Moradores informaram à agência Reuters que os bombardeios israelenses na cidade portuária de Hodeidah, no Mar Vermelho, deixaram a principal estação de energia fora de serviço, mergulhando a cidade na escuridão.

Até o momento, não há relatos imediatos de vítimas.

Sair da versão mobile