Após a abertura oficial na cidade de Duisburgo, na Alemanha, os Jogos Mundiais Universitários– FISU World University Games 2025 começam oficialmente nesta quinta-feira (17/7). A delegação brasileira terá compromissos na natação, nado sincronizado, vôlei, basquete 3 x 3 e tênis, que estão divididos em algumas das cidades que recebem o evento.
Leia também
-
Jogos Mundiais Universitários começam nesta quarta na Alemanha
-
Vôlei brasileiro feminino vence na estreia do Mundial Universitário
Em Berlim, os brasileiros entram na piscina para provas classificatórias da natação. Heloá Camelo e Rebeca Maria vão representar o país no nado sincronizado.
Quem também entra em cena em Berlim é o vôlei. Depois de bater a Índia, a seleção feminina volta a jogar contra a Espanha, enquanto o time masculino estreia contra Portugal. Também na capital alemã começam as provas dos saltos ornamentais. O brasileiro João Felipe Dias vai representar o Brasil nas classificatórias.
Já em Bochum, outra cidade que recebe provas da competição, vai ter o basquete paralímpico 3 x 3. Essa é a primeira vez que os Jogos Mundiais Universitários também englobam esportes das paralimpíadas em sua programação. A equipe brasileira feminina entra em quadra para enfrentar os Estados Unidos.
Na cidade de Essen, aqui perto de Oberhausen, o tênis brasileiro entra em cena com Rodrigo Dores, que encara o russo Ilia Simakin, enquanto a Giovana Martins joga contra Maria Garcia, de Portugal.
Abertura
Nessa quarta, parte da delegação brasileira se apresentou na abertura da competição, que reúne 8500 atletas, de 150 países, com provas em 18 modalidades diferentes. A disputa vai até o dia 27 de julho.
Veja como foi a abertura:
Fonte: Metrópoles