Lava Jato: PGR recorre de anulação de processos contra ex-VP dos Correios

A PGR (Procuradoria-Geral da República) recorreu contra a decisão monocrática do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou todos os processos contra Nelson Luiz Oliveira de Freitas, ex-vice-presidente dos Correios. O recurso foi apresentado nesta sexta-feira (4).

No agravo interno, o procurador-geral Paulo Gonet afirma que o Nelson é réu em uma ação penal que tramita na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. O caso investiga uma organização criminosa que atuava no Ministério do Planejamento, entre 2009 e 2015.

O ministro havia anulado os processos considerando outras situações semelhantes em ações que foram conduzidas pela ex-juiz Sérgio Moro.

A PGR justifica que a extensão dos efeitos da anulação dos processos ao réu “revela-se descabida. Cada qual possui itinerário processual singular, cujos contornos específicos divergem significativamente”.

O procurador-geral sustenta que, em relação a Nelson, os trâmites processuais da Justiça Federal do Paraná não demostraram elementos de ilegitimidade ou violação.

Segundo a PGR, caso não seja reconsiderada a decisão, requer a “reformada a decisão monocrática e afastada a declaração de nulidade dos atos processuais praticados, no domínio da Operação Lava Jato no Paraná”.

A CNN tenta contato com a defesa de Nelson Luiz Oliveira de Freitas.

Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 24

Chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas ao longo do Rio Guadalupe, no Texas, na sexta-feira (4), matando pelo menos 24 pessoas, disseram autoridades locais. Equipes...

DNA é o tema mais cobrado na prova de Biologia da Fuvest

O SAS Educação listou os temas mais recorrentes nas provas de Biologia da Fuvest, que dá acesso aos cursos graduação na USP (Universidade de...

Miss Grand Brasil ocorre no domingo (6); saiba como assistir

A final do concurso Miss Grand Brasil 2025 ocorre no domingo (6). O evento coroa a sucessora de Talita Hartmann (vencedora em 2024), além de revelar...