Líderes da Tailândia e do Camboja se reunirão na segunda (28)

Os líderes do Camboja e da Tailândia se reunirão na Malásia na próxima segunda-feira (28) para discutir a escalada do conflito ao longo da fronteira disputada, segundo a agência de notícias estatal da Malásia, citando Mohamad Hasan, o ministro das Relações Exteriores do país.

Hasan afirmou que o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, e o primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, viajarão para a Malásia na segunda-feira (28), informou a agência de notícias estatal.

No sábado (26), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ligou para os líderes das duas nações para pressionar por um cessar-fogo.

“A ligação com o Camboja foi encerrada, mas esperem retornar a ligação sobre a interrupção da guerra e o cessar-fogo com base no que a Tailândia tiver a dizer. Estou tentando simplificar uma situação complexa!”, escreveu Trump em sua rede social, acrescentando que a ligação para o líder tailandês “está sendo feita momentaneamente”.

Entenda o conflito entre Tailândia e Camboja

Tailândia e Camboja têm mantido uma relação complexa de cooperação e rivalidade nas últimas décadas.

Os países compartilham uma fronteira terrestre de 817 km. A demarcação foi feita pela França, que controlava o Camboja como colônia.

A divisão resultou em uma disputa antiga que envolve áreas onde ficam locais históricos e templos, que os dois países reivindicam propriedade.

O Camboja já havia buscado uma decisão da Corte Internacional de Justiça da ONU sobre áreas em disputa, incluindo o local do confronto mais recente.

Mas a Tailândia não reconhece a jurisdição da CIJ e alega que algumas áreas ao longo da fronteira nunca foram totalmente demarcadas, incluindo os locais de vários templos antigos.

Em 2011, tropas tailandesas e cambojanas entraram em confronto em uma área próxima ao templo Preah Vihear, do século XI, patrimônio mundial da Unesco, deslocando milhares de pessoas de ambos os lados e matando pelo menos 20.

Justiça manda indenizar motorista após “falso positivo” para cocaína em MG

O 2º Núcleo de Justiça 4.0 – Cível do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) aumentou para R$ 15 mil o valor da indenização por danos morais que...

Homem preso por “estelionato do amor” aplicou golpe em cinco estados

Um homem de 39 anos, investigado por aplicar golpes com falsas promessas amorosas, foi preso neste sábado (26) na cidade de Boituva, no interior...

Bela Gil fala sobre luto uma semana após a morte de Preta

Em meio à série de homenagens que marca o sétimo dia da morte de Preta Gil neste domingo (27), sua irmã, Bela, usou as...