O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Filipe Barros (PL-PR), fez declarações contundentes sobre a postura do governo brasileiro em relação aos Estados Unidos. Segundo o deputado, há uma percepção crescente de que Lula está provocando reiteradamente o governo norte-americano.
De acordo com Barros, o comportamento do presidente brasileiro estaria causando um impacto negativo nas relações entre os dois países. “Existe hoje uma percepção de que o Lula está de forma reiterada provocando o governo dos Estados Unidos”, afirmou o deputado.
Alinhamento com o “eixo do mal”
O parlamentar também expressou preocupação com o que ele considera ser um alinhamento de Lula com nações tradicionalmente vistas como adversárias dos Estados Unidos. “Se alinhando a países do chamado “eixo do mal”, que são aqueles que são inimigos dos Estados Unidos”, explicou Barros, referindo-se à postura adotada pelo governo brasileiro.
Como consequência dessas ações, o deputado lamentou o atual estado das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. “Tudo isso faz com que hoje, infelizmente, não haja uma relação entre os dois países, por conta da postura do presidente Lula”, concluiu Filipe Barros, expressando sua visão sobre o impacto das decisões do governo brasileiro na diplomacia com os EUA.