Lula ironiza Tarcísio e diz para ele não esconder boné de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (11) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmando que ele não conseguirá esconder sua afinidade com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O seu Tarcísio não vai tentar esconder o chapéuzinho do Trump, não. Pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de cordeiro por aí”, ironizou Lula em entrevista à TV Record.

Questionado sobre sua possível candidatura em 2026, o presidente afirmou que decidirá em momento oportuno, mas ressaltou que “os loucos que governaram esse país não voltam mais”.

Ainda em menção a Tarcísio, afirmou que se for preciso ser candidato para evitar o retorno da direita ao poder, ele será.

Conforme mostrou a CNN, Tarcísio afirmou a aliados, durante um encontro em Lisboa, que não pretende disputar a Presidência da República em 2026, mesmo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o peça diretamente.

A declaração vem na esteira de especulações que se intensificaram nas últimas semanas, especialmente após discursos do governador considerados por aliados como prenúncios de uma plataforma nacional, com propostas para o país.

Na tarde desta quarta, em meio à escalada das tensões sobre as tarifas importas por Donald Trump ao Brasil, Tarcísio viajou a Brasília apara almoçar com Bolsonaro em uma churrascaria de Brasília. O encontro foi registrado nas redes sociais do governador, que publicou vídeos ao lado de Bolsonaro e de apoiadores no restaurante.

Segundo apurou a CNN, Tarcísio e Bolsonaro discutiram os impactos da medida e não descartam uma ação integrada para tentar reverter a decisão.

Ambos interpretam o aumento das tarifas como uma resposta política de Trump em defesa de Bolsonaro, que, segundo eles, estaria sendo alvo de perseguição judicial no Brasil.

No anúncio oficial, Trump afirmou que a nova tarifa era uma reação à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação a Bolsonaro, investigado por suposta tentativa de golpe de Estado.

Poucos dias antes, o governador repercutiu uma publicação de apoio a Bolsonaro feita por Trump. “Com a palavra, presidente Donald Trump. Jair Bolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições. Força, presidente!”, disse.

A CNN procurou o governo de São Paulo e aguarda manifestação.

Homem é preso após atacar três mulheres com faca no metro de Paris

A polícia da França deteve um homem suspeito de atacar três mulheres com uma faca em três estações de metrô no centro de Paris...

Nova York declara estado de emergência em meio à tempestade de neve

Uma tempestade de inverno causou transtornos em Nova York nesta sexta-feira (26), levando a governadora Kathy Hochul a declarar estado de emergência na cidade...

O Grande Debate: Fuga de Silvinei impacta demais pedidos de condicional?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o advogado criminalista Matheus Herren Falivene discutiram, nesta sexta-feira (26), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira,...