Maior concorrência no Tecon 10 é melhor para o Porto de Santos, diz Pomini

O presidente da APS (Autoridade Portuária de Santos), Anderson Pomini, afirmou em entrevista ao CNN Money nesta quinta-feira (10) que a maior concorrência no leilão do megaterminal de contêiner Tecon Santos 10 é mais vantajoso para o Porto de Santos.

O TCU (Tribunal de Contas da União) avalia a participação no leilão de empresas operadores já existentes no Porto de Santos, após sugestão de restrição feita pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Pomini diz que a APS vai respeitar a decisão do TCU e que, em situações de concessão semelhantes, já houve a proibição de empresas que atuantes de participar da licitação em razão da concentração de mercado.

Entretanto, ele ressaltou que para o Porto de Santos a maior concorrência leva a um valor de outorga maior e, portanto, é mais atrativa para a empresa.

 

“Para o Porto de Santos, quanto maior for a concorrência, melhor. Isso porque o Porto espera uma outorga alta e essas empresas, além das obras de contrapartidas, deverão se responsabilizar pelo pagamento de uma outorga”, explicou.

“A gente espera o parecer final do Tribunal de Contas, e, seja ele qual for, obviamente como é o órgão responsável justamente por aplicar a norma ao caso concreto, esse parecer será respeitado”, acrescentou.

Túnel Santos-Guarujá

O presidente da APS também falou sobre o andamento do projeto para a construção de um túnel ligando Santos ao Guarujá. Até o momento, a obra tem aporte de R$ 6 bilhões e previsão de conclusão em novembro de 2026.

“O Porto de Santos, para que atenda à regulamentação federal, fez algumas exigências recentes que foram encaminhadas ao governo do Estado [de São Paulo] e estão sobre a mesa para que sejam incluídas no edital e no contrato que será assinado”, destacou.

Entre as exigências estão:

  • ativo ser configurado de posse da Autoridade Portuária de Santos, e não do Estado de São Paulo, para retornar ao Porto de Santos após a concessão de 30 anos pela empresa vencedora do leilão;
  • configuração da obra como de natureza infraviária, não só como de mobilidade urbana, por conectar as margens do Porto, de Santos e do Guarujá, impactando diretamente as operações portuárias;
  • apresentação regular de relatórios pela empresa vencedora da concessão para que a obra não afete o canal do Porto com paralisações fora do cronograma e impacte as operações.

Segundo Pomini, as exigências foram encaminhadas recentemente ao governo de São Paulo e são fundamentais para o avanço das obras e o seguimento do cronograma estipulado para a conclusão do projeto.

Barbie ganha primeira versão com diabetes tipo 1 para promover a inclusão

Na tentativa de promover a inclusão, a Mattel anunciou o lançamento da primeira versão da boneca Barbie com diabetes tipo 1 (DM1). Segundo a...

Alfonso Herrera, ex-RBD, demonstra apoio ao Brasil após anúncio de tarifa dos EUA

O ator mexicano Alfonso Herrera, conhecido por interpretar Miguel Arango na novela Rebelde, utilizou suas redes sociais para manifestar apoio ao Brasil após a...

Sem provas, Justiça livra Oruam de inquérito sobre divulgação de apostas online

A ligação de artistas com a publicidade de sites de apostas tem gerado debates frequentes e dividido opiniões. No caso do rapper Oruam, o...