Meta fiscal de 2026 “será desafiadora”, diz Simone Tebet

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (8/7) que a equipe econômica segue comprometida em manter a meta fiscal e classificou a tarefa como possível, mas desafiadora.

A ministra participou de uma audiência pública da Comissão Mista de Orçamento (CMO) para tratar sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

De acordo com ela, as receitas não estão superestimadas e nem as despesas subestimadas no projeto. “Trabalhamos em cima de estimativas, estimativas baseadas em cálculos muito bem assentados em evidências”, disse. A ministra afirmou ainda, que as estimativas de receita são realistas e por vezes, pessimistas.

Leia também

A LDO prevê regras para a elaboração e execução do Orçamento do ano seguinte. Para 2026, o governo quer manter a meta fiscal em superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 34,3 bilhões. Para os dois primeiros anos de governo, a meta foi de déficit zero, com margem de 0,25% para cima ou para baixo.

O relatório da LDO de 2026 é de autoria do deputado Gervásio Maia (PSB-PB) e deve ser analisado pela comissão e pelo Plenário até o dia 17 de julho, tendo em vista que o Executivo deve enviar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 até o final do mês de agosto.

 

 



Fonte: Metrópoles

Líder criminoso tem novo pedido de prisão cumprido em cadeia da Bahia

O líder de um grupo criminoso, com forte atuação no Recôncavo Baiano, teve um novo mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil da...

Ator de “Modern Family” revela ter enfrentado críticas por personagem gay

O ator Jesse Tyler Ferguson, 49, está se abrindo sobre algumas críticas que recebeu ao interpretar um personagem gay na série “Modern Family” (2009-2020)...

Atriz de “Bridgerton” entra no elenco de “O Diabo Veste Prada 2”, diz site

Simone Ashley, a atriz de “Bridgerton”, estará no elenco de “O Diabo Veste Prada 2”. A informação é do site americano Deadline, que não...