Ícone do site O SERINGAL

Meta fiscal de 2026 “será desafiadora”, diz Simone Tebet

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (8/7) que a equipe econômica segue comprometida em manter a meta fiscal e classificou a tarefa como possível, mas desafiadora.

A ministra participou de uma audiência pública da Comissão Mista de Orçamento (CMO) para tratar sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

De acordo com ela, as receitas não estão superestimadas e nem as despesas subestimadas no projeto. “Trabalhamos em cima de estimativas, estimativas baseadas em cálculos muito bem assentados em evidências”, disse. A ministra afirmou ainda, que as estimativas de receita são realistas e por vezes, pessimistas.

Leia também

A LDO prevê regras para a elaboração e execução do Orçamento do ano seguinte. Para 2026, o governo quer manter a meta fiscal em superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 34,3 bilhões. Para os dois primeiros anos de governo, a meta foi de déficit zero, com margem de 0,25% para cima ou para baixo.

O relatório da LDO de 2026 é de autoria do deputado Gervásio Maia (PSB-PB) e deve ser analisado pela comissão e pelo Plenário até o dia 17 de julho, tendo em vista que o Executivo deve enviar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 até o final do mês de agosto.

 

 


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile