Michelle critica Lula após tarifa de Trump: ‘Ditadura disfarçada’

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro chamou atenção no sábado, 12 de julho, ao ler, durante evento no Acre, uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No documento, a mulher de Jair Bolsonaro cobra mudanças diante da crise diplomática envolvendo os Estados Unidos. A tensão se agravou com a decisão de Donald Trump, presidente norte-americano, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Gil do Vigor se revolta e faz alerta após atitude de Donald Trump

Michelle optou por um tom crítico. Mesmo assim, defendeu que o presidente brasileiro busque a diplomacia para evitar prejuízos ainda maiores ao país. Durante a leitura da carta, disse: “É hora de baixar as armas da provocação; cessar os tambores de ofensas e hastear a bandeira do diálogo e da paz”.

No texto, ela também critica diretamente a condução do governo Lula. Ao fazer uma comparação delicada, afirmou que as sanções anunciadas por Trump até hoje só haviam sido direcionadas a “países reconhecidos como ditaduras”. Logo depois, apontou: o Brasil estaria sendo tratado como uma “ditadura disfarçada de democracia”.

Sem aliviar o tom, a ex-primeira-dama aconselhou Lula a abandonar disputas partidárias e interesses ideológicos. “Lula, você precisa parar de se guiar por ideologias doentias e pelo desejo de vingança”, escreveu. Na sequência, reforçou que o chefe do Executivo deveria buscar decisões em favor da população, encerrando o texto com um apelo direto: “Chega de ódio e de irresponsabilidade”.

Lula mantém discurso firme e mira defesa nacional

Ao mesmo tempo em que Michelle lia sua carta no Norte do país, o presidente Lula adotava outro tom em suas redes sociais. Diante da tarifa anunciada por Trump, publicou que o Brasil agirá para proteger sua economia. De acordo com ele, “o Brasil vai adotar as medidas necessárias para proteger seu povo e suas empresas”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Em outro trecho da postagem, reafirmou que o governo federal seguirá o caminho da diplomacia. Nas palavras do petista, “somos um país grande, soberano, e de tradições diplomáticas históricas com todos os países”.

Apesar da rigidez adotada pelo Brasil e dos ataques indiretos vindos da oposição, Trump declarou, um dia antes, que pretende conversar com Lula “em algum momento, mas não agora”.

A crise atual ganhou um componente político interno quando Eduardo Bolsonaro admitiu ter articulado a ofensiva junto ao governo americano. Segundo ele, o objetivo seria enfraquecer o Brasil economicamente e favorecer seu pai, Jair Bolsonaro, que estaria sendo vítima de perseguição política.

Com isso, a disputa extrapolou as fronteiras econômicas e diplomáticas, alimentando o embate ideológico entre os dois principais campos políticos do país.

O post Michelle critica Lula após tarifa de Trump: ‘Ditadura disfarçada’ apareceu primeiro em OFuxico.



Fonte: OFuxico

Alex Poatan assume namoro com lutadora do UFC durante virada do ano

O campeão também ama! Alex Poatan Pereira, atual detentor do cinturão meio-pesado do UFC, assumiu o relacionamento com Tracy Cortez, também lutadora na organização....

Irmão diz que ganhou com Jair Bolsonaro na quadra da Mega da Virada

Um irmão de Jair Bolsonaro (PL) disse que acertou uma quadra na Mega da Virada de 2025 em uma aposta na qual participou junto...

Após dois dias de buscas, jovem segue desaparecido no mar de Copacabana

Após dois dias de buscas, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro ainda não conseguiu localizar um adolescente de 14 anos que desapareceu...